11/07/2011 14:34
Criar um tribunal para denunciar a postura do Judiciário e mostrar a matriz ideológica que domina as decisões. Esta é a medida tomada por mais de 40 organizações e movimentos sociais que se reuniram para lançar o Tribunal Popular do Judiciário em Salvador, Bahia.
O evento foi marcado por um seminário realizado nos dias 30 de junho e 1º de julho onde militantes e ativistas realizaram debates sobre a realidade do poder Judiciário. Um dos pontos mais citados foi a descrença nos juízes e na estrutura conservadora, elitista, distante das necessidades do povo. É o que conta esta reportagem.
A FASE Bahia participa da Articulação em Políticas Públicas Bahia (APP), desde sua constituição, em 2003. Foi a APP que realizou uma série de eventos que em conjunto constituiriam o Tribunal Popular do
Judiciário na Bahia. A decisão de organizar tais eventos foi tomada no ano passado durante o Seminário sobre Participação Popular e Controle Social do Judiciário. Nos comprometemos a acompanhar todos os passos deste processo e nossas principais atividades estão na atuação no Núcleo Facilitador da APP Bahia e na animação de ações nos municípios do Baixo Sul, e do Vale do Jiquiriçá, sempre em parceria com entidades locais.