02/12/2010 19:29

A realidade amazônica é vasta e complexa. Entender essa região e o bioma que a contém requer mais do que as visões geralmente simplificadas que circulam pelos canais tradicionais de informação. E certamente não se adquire uma visão consistente da problemática amazônica em pouco tempo. A Fase Amazônia apóia, há décadas, o desenvolvimento da agricultura familiar sustentável em vários territórios da região como forma de garantir direitos sociais e ambientais. Assim como a ocupação humana não é em si o fator primordial da devastação já feita – e sim o modelo de exploração abusiva dos recursos naturais -, o apoio a quem produz em harmonia e integração com a natureza é a boa política de conservação.

Essa opção política fez da Fase Amazônia um dos atores sociais importantes na região, principalmente no estado do Pará. Em parceria com centenas de outras organizações sociais e populares, este programa regional da Fase atua em diversas frentes e territórios a fim de promover o desenvolvimento socioambiental sustentável da Amazônia e seus povos.

O território do Baixo Tocantins é um exemplo deste trabalho. Ali, são desenvolvidas iniciativas de apoio à agricultura familiar de frutos nativos e à comercialização dos mesmos. O trabalho está tão desenvolvido, também, porque conta com o apoio das instituições Oxfam Itália e Ucodep Brasil. E como forma de contribuir para que o resto do Brasil possa adquirir uma visão mais ampla da realidade amazônica, o site da Fase publica a primeira edição do boletim informativo produzido no Baixo Tocantins acerca das atividades desenvolvidas pela Fase Amazônia e muitos outros parceiros. Uma leitura que vale a pena para agregar informação e conhecimento no momento em que a questão amazônica é cada vez mais um tema central para o país e o mundo.
Clique aqui para ler sobre o Baixo Tocantins em formato PDF.