23/10/2008 16:08

IMG_1737_baixaPaulo Magalhães Filho – Assessoria de Comunicação da APP Bahia / CQNDNT

A Campanha “Quem Não Deve Não Teme” realizou seu terceiro seminário de avaliação nos dias 17 e 18 de Outubro, na Pousada Central, em Feira de Santana. O encontro, que reuniu cerca de 40 participantes de todas as regiões da Bahia, realizou uma avaliação dos quatro anos da campanha, a fim de traçar novos rumos para sua atuação.

Coordenada pela Articulação em Políticas Públicas no Estado da Bahia (APP-Bahia), a Campanha “Quem Não Deve Não Teme” mobiliza cidadãos, entidades e movimentos sociais para a fiscalização de contas públicas municipais, sob uma perspectiva de participação popular para o controle social e democratização do Estado. “A campanha não tem um fim em si mesma; ela germina num solo que é a sociedade civil da Bahia e articula grupos já existentes em rede, sob o princípio da autogestão”, explica Paulo Deméter, da FASE-Bahia.

Realizada na Bahia desde 2004, a Campanha já conseguiu atingir mais de 250 municípios baianos, realizando ações como articulação e mobilização de grupos, fiscalizações populares das contas públicas e formulação e encaminhamento de denúncias de irregularidades.

A APP-Bahia vem sendo construída desde 2001 por diversos movimentos e entidades como um espaço para troca e potencialização de experiências de participação popular na formulação, elaboração, execução e controle de políticas públicas. Atualmente ela é coordenada por um núcleo facilitador composto de 11 membros, dentre eles a Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional na Bahia – FASE-BA, Cáritas Brasileira/Regional Nordeste 3 e a Associação de Advogados de Trabalhadores Rurais– AATR.

Conheça o Boletim Especial da da APP que faz um balanço da campanha.