11/10/2013 16:30
A série Caderno de Debates, recém-lançada pelo Programa Nacional de Direito à Cidade da FASE, já tem dois números disponíveis. Os livretos reúnem artigos, reportagens e entrevistas com o objetivo de inspirar novas reflexões sobre o contexto atual das cidades brasileiras. A organização é de Joana Barros, Evanildo B. da Silva e Lívia Duarte.
O primeiro número Juventude e Direitos na Cidade nasce da reflexão sobre o trabalho da FASE com jovens do Rio de Janeiro, do Recife e de Belém. Mas não espere uma série de artigos que falem sobre os jovens estritamente: buscamos nos debruçar sobre temas que transbordam as questões geracionais. Violência, acessibilidade, a luta das mulheres, cultura, mobilidade urbana, privatização da vida, justiça ambiental e direito à cidade: temas que falam aos jovens e a toda a sociedade foram selecionados.
Acesse a seguir a edição que contou com o apoio da Ajuda da Igreja Norueguesa:
O Caderno de Debates 2 – Cidades e Conflito: o urbano na produção do Brasil contemporâneo – revisita dois artigos do sociólogo Francisco de Oliveira: “O Estado e o urbano no Brasil” e “O Estado e a exceção ou o Estado de exceção?”, aqui republicados. Inclui ainda um artigo da socióloga Cibele Saliba Rizek que, junto a uma entrevista inédita com Oliveira, nos ajuda nesta ‘visita’ ao urbano brasileiro a partir do olhar daquele que ela nomeou, carinhosamente, como Mestre Chico.
Para a FASE, comentamos na introdução, esta publicação é “uma oportunidade de (re)ligação com as muitas questões, dúvidas e expectativas de atuação na cena urbana do país, especialmente levadas a cabo pelas releituras internas acerca do papel cada vez mais multidisciplicar, atropológico (no sentido da imersão e do método dessa imersão) e criticamente posicionado acerca dos modelos de cidades e de políticas urbanas em curso no Brasil”.
Acesse a seguir a edição que contou com o apoio da Ajuda da Igreja Norueguesa e da Fundação Rosa de Luxemburgo: