21/10/2010 10:12

image

Nunca é demais repetir que a FASE sempre busca atuar em parceria, e que nossa concepção institucional de parcerias tem como critério principal o alcance de resultados positivos para todos os atores envolvidos na ação conjunta.

Assim sendo, a Equipe Técnica atuante nos 37 municípios e 122 comunidades onde vem sendo operacionalizado o Projeto AMAs II tem procurado identificar outras entidades e iniciativas que possam se somar aos esforços da FASE na promoção da inclusão social e econômica de jovens e mulheres que atuam como AMAs, bem como, que possam contribuir para o fortalecimento da Agricultura Familiar.

Uma das iniciativas mais importantes que vem sendo construídas no Semi Árido brasileiro é o Projeto Um Milhão de Cisternas, mais conhecido como P1MC, planejado e executado por centenas de entidades coordenadas pela ASA – Articulação do Semi Árido.

No Território do Sisal, onde a FASE Bahia está presente em 7 municípios, busca-se facilitar a integração das famílias de agricultores alcançadas pela intervenção educativa da FASE, com as ações protagonizadas pelas entidades da região que estão implementando o P1MC. Exemplo disso é o que aconteceu recentemente com a AMA Edileuza, e seu esposo Renildo, residentes na comunidade de Cajazeiras, município de Conceição do Coité. Esta família foi contemplada com uma cisterna de placas que é um reservatório de captação de água de chuva. A instalação da cisterna de placas contribui para a melhoria da habitação da família, pois o telhado da casa tem de estar em boas condições para captar a água que sendo armazenada na cisterna, vai suprir as necessidades de consumo humano da família.

Outra experiência interessante é a prática de “mutirões” experiência em que várias pessoas da família e até mesmo de diferentes famílias da comunidade, se juntam para trabalhar em uma mesma atividade. Posteriormente, o grupo faz esse trabalho coletivo em outra propriedade familiar. Além de reforçar laços de amizade e solidariedade, a prática dos “mutirões” eleva a produtividade do trabalho agrícola.
Na comunidade de Mumbuca, localizada no município de Ichu, vem sendo realizados “mutirões” para fabricação de farinha de mandioca, também conhecidos como “farinhadas”.