11/07/2008 16:28
Iniciou hoje, dia 11 de julho, na UESC e prosseguirá amanhã até às 17h, no Colégio e Curso Galileu (Itabuna), a V Conferência Regional de Educação do Campo. Estão participando professores/as de escolas públicas municipais, escolas de assentamentos, de acampamentos, Escolas Indígenas, escolas Famílias Agrícolas, representantes de Conselhos Municipais de Educação, representantes de pais/mães, estudantes, lideranças de movimentos sociais, representantes de associações de pequenos produtores de dezenas de municípios do Território Litoral Sul e municípios do Baixo Sul.
As conferências regionais vêm sendo realizadas desde 2003 e, a partir de 2005, vem sendo crescente a participação de professoras e professores de escolas públicas e de representantes dos movimentos sociais e de órgãos governamentais. O tema deste ano “Educação de Qualidade e As Diretrizes Operacionais da Educação Básica nas Escolas do Campo” será debatido por especialistas do Ministério da Educação, da UESC, da UNEB, UFBA, UFCG, da Secretaria Estadual de Educação e do Fórum de Debates As Políticas e as Reformas Educacionais no Contexto Atual.
O evento será aberto,no primeiro dia,e terá palestras, mesas redondas e plenárias temáticas. A primeira palestra, às 10h, uma “Analise de Conjuntura”, será proferida pelo educador popular Joaci Cunha,do CEAS (Cento de Estudos e Ação Social). A segunda palestra,Educação no Campo de Qualidade, será ministrada pela professora Maria do Socorro Silva, às 11h.
No período da tarde, a partir das 14h, serão apresentados trabalhos e comunicação. Em seguida,haverá uma mesa redonda sobre Diretrizes e Políticas Públicas, com professora Lisiania Giacometti, representante da Coordenação de Educação do MEC; do professor José Humberto Torres Junior, coordenador de Educação do Campo; e das professoras Maria Neusa Oliveira e Gilvânia Conceição Nascimento (UESC e Fórum de Debates As Políticas e as Reformas Educacionais no Contexto Atual).
No Sábado, dia 12/07/08, acontecerão seis plenárias temáticas, que vão debater questões especificas da educação do campo, como as Propostas Pedagógicas e Experiências Alternativas dos Movimentos Sociais, ministrada pela professora Maria Nalva Rodrigues (UNEB); Relação de Gênero e Etnia, ministrada pela professora Marla Alencar (CEAFRO/UFBA); Educação e recorte Étnico Racial, com palestra proferida pela professora Rachel Oliveria – (UESC); também apresentarão trabalhos nessa plenária os estudantes do NENNCO – Núcleo de Estudantes Negros e Negras cotistas.
Haverá também uma plenária sobre Políticas Públicas para Educação do Campo, com palestra ministrada pela professora Maria Neusa Oliveira (UESC), auxiliada pelo professor José Carlos S. Evangelista (FASE/Fórum de Educação do Campo).
A professora Maria Rita de Souza, consultora do UFCG-Universidade Federal de Campina Grande, falará sobre Educação do Campo e Cultura; haverá ainda uma oficina de Educação Ambiental, que será ministrada por André Souza).
Os participantes das plenárias temática , plenária geral, vão elaborar e aprovar um documento final sobre Educação do Campo, com propostas de constituição de Políticas Educacionais.