23/05/2012 10:46

A FASE é membro titular do Conselho Nacional das Cidades (ConCidades). Nesse Conselho, tem assento no Comitê de Saneamento, e compõe o GT Interministerial, atuante na agenda de finalização do Plano Nacional de Saneamento Básico (PLANSAB) – que, dentro em breve, seguirá para sanção da Presidenta da República.

Além do PLANSAB, as principais agendas do ConCidades, em 2011 e 2012, tem sido: (a) a estruturação do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU), cuja intenção é constituir em Lei a integração do conjunto das políticas setoriais urbanas; (b) o controle social sobre as iniciativas em curso ligadas ao Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e os projetos relacionados às obras da Copa do Mundo e Olimpíadas, notadamente em termos dos impactos sociais e ambientais que já são visíveis nas cidades; (c) a Rio+20 e o direito à cidade como agenda de convergência para novos modelos de cidades e (d) a organização da 5ª Conferência Nacional das Cidades (2013).

Apesar dos vários problemas no Ministério das Cidades – que resultaram na troca de Ministros -, o Conselho Nacional das Cidades continua a ser um espaço de conflitos e de expressão dos interesses divergentes entre governo e segmentos do campo da reforma urbana. Os(as) conselheiros(as) participam intensamente dos debates, pressionando o governo federal pela regulamentação de leis estratégicas no campo das políticas urbanas, assim como pela ampliação do papel do próprio Conselho Nacional das Cidades nas definições das políticas para as cidades, ainda mais em contexto de grandes investimentos e de realização de obras da Copa.

Vários conselheiros(as) são membros de redes e fóruns como o Fórum Nacional de Reforma Urbana (FNRU), o FERU-PE, o FAOR, dentre outros, e tem cumprido importante papel político no sentido de influir na discussão das políticas urbanas e nas Resoluções tiradas no ConCidades, pressionando o governo federal por políticas que garantam o direito à cidade para todas(os) e pressionando o poder legislativo (Frente Parlamentar Urbana) por leis que possibilitem a construção de cidades mais justas e inclusivas.

A FASE continua a desenvolver processos de formação de lideranças e conselheiros(as) nos municípios e estados em que atua. Nossa expectativa tem sido alertar esses representantes quanto aos efeitos perversos da dinâmica atual das políticas públicas e da gestão local sobre populações urbanas mais vulneráveis. Para tanto, ações de capacitação tem sido regularmente realizadas visando ampliar a qualificação para intervir nos espaços de discussão de políticas públicas no Recife (Pernambuco), Rio de Janeiro (Capital e Baixada) e no Pará (Belém).

Rumo à 5ª Conferencia Nacional das Cidades (CNC)

A FASE constitui a Coordenação Executiva da 5ª Conferencia Nacional das Cidades (CNC), sendo organização suplente do segmento ONG. A 5ª CNC pretende demarcar para a sociedade brasileira a seguinte palavra de ordem: “QUEM MUDA A CIDADE SOMOS NÓS: REFORMA URBANA JÁ!

Já em sua primeira reunião (abril/2012), a Coordenação Executiva da 5ª CNC apontou para a estruturação de uma Conferência a partir de seis Eixos Temáticos (Eixo 1: Participação Popular e Controle Social para a concretização do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano/SNDU; Eixo 2: Papéis dos Municípios, Regiões Metropolitanas, Estados, Distrito Federal e da União para a concretização do SNDU; Eixo 3: Financiamento das Políticas e Programas do SNDU; Eixo 4: Integração das políticas urbanas para a concretização do SNDU; Eixo 5: Aspectos legais para concretização do SNDU e Eixo 6: Planejamento e gestão das cidades na perspectiva do SNDU).

Veja abaixo o Cronograma para a 5ª Conferência Nacional das Cidades:

Etapa

Período

Definição da Coordenação Executiva da 5ª CNC

Após a 32ª Reunião do ConCidades

Aprovação do Regimento Conferência Nacional

2ª Reunião do ConCidades em 06 de junho de 2012

Convocação da Comissão Preparatória Estadual

De 06 a 10 de agosto de 2012

Convocatória da Conferência Estadual pelo Governo – Poder Executivo

Até 28 de setembro de 2012

Convocação excepcional da Conferência Estadual pelo estado fora do prazo.

De 29 de setembro de 2012 até 01 de fevereiro de 2013

Convocatória da Conferência Estadual pela Sociedade Civil

De 29 de setembro até 30 de novembro

Elaboração do Regimento da Etapa Estadual

Até 31 de outubro de 2012

Envio de Informações da Convocação da Conferência Estadual para a Coordenação Executiva Nacional

Até 14 de dezembro de 2012

Realização da Etapa Estadual

De 1ª de julho até 28 de setembro de 2013

Envio dos Relatórios Estaduais para a Coordenação Executiva Nacional

Até 15 dias após a realização da Conferência Estadual

Convocatória da Conferência Municipal pelo Governo – Poder Executivo

Até 19 de janeiro de 2013

Convocação excepcional da Conferência Municipal pelo município fora do prazo.

De 20 de janeiro de 2013 até 15 de março de 2013

Convocatória da Conferência Municipal pela Sociedade Civil

De 20 de janeiro até 15 de março de 2013

Realização da Etapa Municipal

De 1º de março 2013 até 15 de maio de 2013

5ª Conferência Nacional das Cidades

Dias 20, 21, 22, 23 e 24 de novembro de 2013