29/11/2006 13:24

O resultado da IV Conferência Regional de Educação no Campo foi mais que positivo. Mais de vinte municípios do Sul da Bahia se fizeram representar com a participação de 132 delegados eleitos nas Pré-Conferências realizadas entre setembro e novembro deste ano. Além dos delegados, mais 22 observadores de diversas instituições e movimentos sociais interessados no tema participaram da Conferência que se realizou entre os dias 24 a 26 de novembro, em Ilhéus, na Bahia.

A história do conceito de Educação do Campo foi apresentada pela educadora Maria do Socorro Silva, assessora da Secretaria de Desenvolvimento Territorial, Ministério do Desenvolvimento Agrário que deixou claro que o conceito está ligado “ à formação de sujeitos coletivos emancipados”. A Fase Bahia, representando o Fórum de Luta, Terra, Trabalho e Cidadania tratou da relação entre educação do Campo e desenvolvimento sustentável animando o debate sobre o avanço da monocultura do eucalipto no Sul da Bahia. O tema “Educação e Idéias Sustentáveis” foi tratado em uma mesa redonda composta por representantes governamentais e de movimentos sociais, e ainda foram apresentados relatos de experiências pedagógicas alternativas. O Professor e Dep. Estadual Zilton Rocha fez uma exposição sobre “Políticas Públicas e perspectivas para a educação no futuro governo da Bahia”.

A IV Conferência elaborou um Plano de Ação com reivindicações a serem encaminhadas aos governos municipais e ao governador da Bahia e divulgadas para a população baiana.

Clique aqui para saber mais detalhes sobre a Conferência.