Isabelle Rodrigues
09/05/2025 17:22
Pela primeira vez em seus 19 anos de história, a Conferência Internacional sobre Adaptação Comunitária às Mudanças Climáticas (CBA19) será realizada na América Latina. O evento, que acontece de 12 a 16 de maio no Centro Cultural Cais do Sertão, em Recife (PE), reunirá cerca de 450 participantes de 56 países para debater sobre uma adaptação climática mais justa e equitativa, especialmente para comunidades que vivenciam diretamente os impactos da crise climática. A FASE Pernambuco é uma das parceiras da iniciativa e marcará presença na programação.

A conferência antecede a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em novembro deste ano, em Belém (PA). O objetivo da iniciativa é potencializar comunidades e territórios no processo internacional de tomada de decisão sobre políticas relacionadas à agenda climática.
A FASE, que atua com as causas de justiça socioambiental e direito à cidade, terá participação ativa na conferência através da unidade regional de Pernambuco. Segundo Evanildo Barbosa, diretor executivo adjunto da FASE, o envolvimento da organização no CBA19 faz parte de uma estratégia mais ampla de fortalecimento da sociedade civil rumo à COP30. “Para nós, da FASE, esse processo todo em direção à COP 30 tem como centralidade o fortalecimento da voz e da participação da sociedade civil organizada no debate da justiça climática. Por isso, a FASE tem investido nessas iniciativas em todos os estados onde atua e, principalmente, do ponto de vista da interlocução com pares da sociedade civil, nós estamos fortalecendo a Cúpula dos Povos”, afirma.
A participação no CBA é vista por Evanildo como uma oportunidade de articulação em um espaço com organizações da sociedade civil e movimentos sociais. “Nós temos o papel de monitorar, de influenciar e, acima de tudo, de colaborar para que a justiça climática e, no particular, em relação ao direito à cidade, seja efetivamente possível e, mais do que isso, lance luzes sobre o futuro das políticas do clima no país e no mundo. A FASE se junta tanto do ponto de vista da mobilização, dos atores, dos territórios, como também do ponto de vista da construção de alternativas que sejam realmente viáveis para a sociedade”, complementa.
Em Pernambuco, a FASE tem atuado no aprimoramento e consolidação de iniciativas comunitárias de adaptação climática e no apoio às redes e articulações locais, como a Rede de Governança para o Enfrentamento ao Racismo Ambiental (GERA) e o Fórum Popular do Rio Tejipió (FORTE). Além disso, tem trabalhado na construção de planos comunitários de contingência, soluções de reassentamento de famílias que vivem em áreas de risco e no aprimoramento de tecnologias como ecobarreiras, entre outras. “Essas são estratégias que ainda encontram pouco espaço no debate das mudanças climáticas. Por isso, avaliamos como bastante oportuna a realização da 19ª CBA aqui no Recife, na medida em que fortalece a pauta da adaptação localmente, sobretudo as iniciativas de base comunitária, e a impulsiona no contexto da realização da COP 30”, comenta André Araripe, educador da FASE Pernambuco.
A conferência será organizada em torno de três grandes temas: adaptação local, adaptação urbana e natureza e adaptação. Além disso, contará ainda com o Festival Clima de Mudança, que acontece no dia 14 de maio, a partir das 16h, no Cais do Sertão. O festival, organizado pela Habitat para a Humanidade Brasil e pelo Centro Sabiá, oferece uma feira de sociobiodiversidade, rodas de conversa, apresentações culturais e uma exposição sobre os impactos da crise climática na luta por moradia digna.
O CBA19 é organizado pelo Instituto Internacional para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (IIED), em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco e o Instituto Clima e Sociedade (iCS).
As plenárias serão transmitidas virtualmente através do site do IIED. Saiba mais informações em: https://www.iied.org/cba19-local-solutions-inspiring-global-action
*Coordenadora de Comunicação da FASE