22/07/2008 12:53
Também chamados de Oficinas Modulares, esses eventos são uma das modalidades em que ocorre o percurso formativo dos jovens e mulheres AMA’s articulados pela FASE Bahia e seus parceiros (Fetraf, STR’s, Sintraf’s, Associações, Cooperativas, Grupos de Produção), na formulação e execução das atividades do projeto financiado parcialmente com recursos do Governo da Bahia (convênio DIREG 060/2007 – SEAGRI SUAF).
Cada um dos oito Territórios de Identidade em que se distribuem os 42 municípios com 262 jovens e mulheres AMA’s oriundos de 131 comunidades, está organizando e realizando três Módulos presenciais de capacitação.
O conteúdo desses módulos engloba temáticas relacionadas ao fortalecimento da organização sindical, associativa e comunitária da agricultura familiar, incluindo o enfrentamento dos desequilíbrios nas relações de gênero e geração; a qualificação para ampliar sua participação nos espaços de gestão compartilhada e de disputa de políticas públicas mais diretamente relacionadas à agricultura familiar e à construção coletiva de conhecimentos sobre alternativas agroecológicas de produção, gestão da propriedade familiar, comercialização da produção, e melhoria dos padrões de segurança alimentar e nutricional.
Através deste link acesse o relatório do II Módulo, realizado pelos Jovens e Mulheres AMA’s do Território do Vale do Jiquiriçá, nos dias 22 a 24 de novembro, em Mutuípe, na sede do STR. Esta segunda oficina reúne elementos importantes da concepção que vem orientando a intervenção educativa da FASE Bahia, como a busca por parcerias, exemplificada com a participação do Centro Sapucaia, e a sinergia com o fortalecimento das organizações representativas da agricultura familiar, também constatada pela participação do Pólo Sindical de Amargosa e vários dirigentes dos STR’s na atividade. Veja algumas fotos desta oficina.