28/07/2010 22:28
Neste mês de julho, o Território do Extremo Sul também recebeu as “Visitas da Coordenação Estadual aos Municípios e Comunidades”, atividade periódica que é feita pela FASE, durante a operacionalização do Projeto AMAs II.
Na comunidade de Esplanada, município de Alcobaça, o Eng. Agrônomo Wecslei Ferraz que integra a Coordenação Estadual, acompanhado dos técnicos agropecuários Josecleiton Soares; e Adonias da Ressurreição, acompanharam de perto a evolução que se verifica na propriedade familiar da AMA Josélia Anunciação de Jesus que vem desenvolvendo uma ótima experiência com ovinocultura.
Aplicando princípios agroecológicos e contando com assessoria da Equipe Técnica da FASE, a AMA Josélia construiu piquetes de ótima qualidade, o que garante alimentação para suas ovelhas, produzida na própria propriedade, aumentando sua autonomia em relação a insumos externos. Além disso, a AMA Josélia conseguiu minimizar as perdas de animais em seu rebanho, e aumentou o número de partos duplos de suas ovelhas. Isso duplicou sua criação.
Durante as Visitas da Coordenação, e no transcorrer das visitas de assessoria técnica, a FASE Bahia vem debatendo alternativas de produção com jovens e mulheres AMAs, bem como, com as famílias agricultoras das comunidades. A busca de alternativas produtivas é fundamental para fortalecer a Agricultura Familiar, principalmente no contexto do Extremo Sul, onde explode a expansão desenfreada da monocultura do eucalipto.
Por isso, políticas públicas de crédito como o PRONAF, em suas várias modalidades, vem sendo objeto da atenção redobrada da FASE e de seus parceiros. A AMA Josélia de Jesus pretende ampliar seu plantel de ovelhas através do programa de crédito.
A assessoria técnica da FASE está fazendo o levantamento de dados da produção para que se possa elaborar a proposta para o PRONAF, a partir do mês de setembro. Outra atividade muito boa na propriedade da AMA Josélia, é criação de perus, chegando-se a uma população de mais de 200 aves.