05/01/2011 12:34
A FASE tem compromisso histórico e concreto com a Reforma Agrária. Integramos o FNRA e participamos ativamente da recente Campanha “Pelo limite da terra” e do Plebiscito Popular pela aprovação da emenda constitucional que estabelece limite para o tamanho máximo da propriedade da terra, no Brasil.
Entretanto, apesar de toda a pressão popular, o fato concreto é que nos últimos anos verificou-se uma redução muito grande nas ações de desapropriação de terras para fins de reforma agrária, no Brasil e na Bahia. O latifúndios e suas monoculturas continuam se expandindo e recebem enormes subsídios dos governos federal e estadual.
Por isso, em várias áreas onde a Agricultura Familiar vem sendo muito ameaçada por fenômenos como a minifundiarização das propriedades, surgem demandas por programas governamentais como o PNCF – Programa Nacional de Crédito Fundiário. Como a FASE também está comprometida com a criação de condições que qualifiquem a participação popular em políticas públicas, e com o aumento do acesso de famílias agricultoras a programas governamentais de interesse da Agricultura Familiar, integrantes da Equipe Técnica vêm atendendo a demandas de grupos de agricultores interessados em acessar o PNCF.
Nos dia 11 e 12 de novembro, os técnicos agropecuários Andréa Almeida; José Francisco de Oliveira; e Luciano Barreto, responsáveis pela assessoria técnica da FASE no Território de Identidade do Sisal, estiveram participando de um evento de capacitação do PNCF, organizado pela CDA – Coordenação do Desenvolvimento Agrário. Este evento contou com a participação de várias lideranças sindicais; sendo que a abertura foi feita pela diretoria do STR de Conceição Coité. Vários outros técnicos atuantes no Sisal, de entidades como a FATRES, também participaram.
Os integrantes da Equipe Técnica da FASE estarão agora em melhores condições para atender demandas das famílias agricultoras interessadas em acessar o PNCF na região.