24/11/2006 09:18
O curso contou com a presença de 24 educandos, sendo 07 mulheres e 17 homens. Esse módulo tem uma carga horária de 40 horas. Este curso é voltado para os jovens e adultos agricultores/as familiares e foi planejado para ser realizado em 24 módulos, no período de dois anos. Com o propósito de integrar a educação básica, com educação profissional e a sociopolítica, articula-se em 7 eixos estratégicos:
Identidades e linguagens do meio rural;
Organização da Agricultura Familiar;
Trabalho, Produção e Agroecologia;
Cidadania e Políticas Públicas do Campo;
Sindicalismo, Educação e Desenvolvimento Sustentável e Solidário – DSS;
Conhecimento e Territorialidades;
Gênero e Segurança Alimentar.
Estes eixos devem possibilitar a construção de processos de desenvolvimento local a partir da reorganização produtiva e sindical da agricultura familiar, pautando-se no estudo que dê conta da:
Educação fundamental e profissional;
Formação de agricultores/as experimentadores/as que consigam acompanhar núcleos de produção rurais;
Geração de renda através da organização e diversificação dos sistemas produtivos, ampliando os processos de DSS.
O aprendizado acontece a partir da seguinte estratégia metodológica:
Aprendizagem e conteúdos significativos;
Respeito ao ser e aos saberes do/a educando/a;
Construção coletiva do conhecimento;
Vinculação dos conhecimentos com a prática e com o cotidiano;
O trabalho como princípio educativo
Vinculação entre Educação e Trabalho;
Interdisciplinaridade e multireferencialidade.
Modalidade de EJA – Educação de Jovens e Adultos, com Elevação de Escolaridade ao Ensino Fundamental, e integração com Educação Profissional (1600 horas);
Fundamentos político–pedagógicos, diretrizes, organização curricular, conteúdos, monitoramento e avaliação, indicadores e instrumentos de registro, etc;
Atividades: Módulos, inter-módulos, laboratórios de profissionalização, intercâmbios técnicos, e acompanhamento a núcleos de produção, alternando sala de aula e atividades de qualificação profissional nas comunidades rurais;
Nessa dinâmica o curso dialoga diretamente com áreas do conhecimento como:
– Língua Portuguesa;
– Língua e Estrangeira;
– Ciências Humanas – identidade, trabalho e sociedade;
– Ciências Exatas – Matemática;
– Ciências Naturais – Física, Química e Biologia;
– Ciências Aplicadas – Engenharia (agronômica, ambiental e diversas tecnologias);
– Ciências da Saúde – noções de medicina, enfermagem e farmácia; segurança no trabalho;
– Arte e Cultura.
O curso tem como objetivo geral:
Contribuir para o Desenvolvimento Sustentável e Solidário – DSS do meio rural, a partir da estruturação de políticas pedagógicas contextualizadas, da reorganização sindical da Agricultura Familiar e do aprimoramento e diversificação dos sistemas de produção.
O público atendido são 30 Agricultores/as familiares (dirigentes sindicais, de associações e cooperativas) das regiões baianas de Feira de Santana, Alagoinhas, Chapada, Sisal, Cícero Dantas, e Bonfim, e tem pessoas dos municípios de Mutuípe, Laje, Presidente Tancredo Neves, Santa Inês, Jiquiriçá, Feira de Santana, Conceição da Feira, Catú, Cícero Dantas, Fátima, Antas, Jaguararí,
O curso atingiu seu 16º módulo, iniciando-se a trajetória de construir, juntamente com os educandos, os conceitos necessários que definem e consolidem a criação da organização sindical. Trata-se do EIXO TEMÁTICO “Sindicalismo e Educação”.
Durante o percurso coube às educadoras da FASE Projeto Semear levantar os conhecimentos da construção histórica dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais no Brasil, seu processo formativo e suas lideranças. Elegendo os temas geradores: história do sindicalismo no Brasil; suas bandeiras de lutas e o Sindicato e seu papel formativo.
Para isso, foram desenvolvidas as seguintes atividades:
Trabalho em grupos;
Leitura individual e coletiva;
Interpretação e construção de textos sobre os temas geradores;
Aula expositiva dialogada referente ao temas geradores e as áreas do conhecimento (língua portuguesa, língua estrangeira, ciências naturais, história, geografia, arte e matemática)
Dinâmicas de grupo e animação;
Exibição e debate coletivo de vídeos.