Marina Malheiro
24/10/2023 18:06
Está no ar o episódio #77 do podcast Ecos da Amazônia que trouxe como tema: “o novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e a Amazônia”. Produzido pela REPAM-Brasil, o Podcast “Ecos da Amazônia” pretende reverberar os sons, as vozes, os sonhos, os desafios, os gritos e as narrativas que vêm da Amazônia.
No último episódio foram convidados o Padre Edilberto Sena, integrante do Movimento Tapajós Vivo e presidente da Rede Nacional da Amazônia (RNA) e o educador popular da FASE Amazônia, Guilherme Carvalho.
No início do podcast, o Padre explicou sobre o Programa e mostrou impactos importantes tanto para as populações amazônidas. “O PAC inclui projetos que certamente serão altamente prejudiciais a Amazônia e a seus povos, assim por exemplo reúne os investimentos em rodovias, ferrovias, portos, aeroportos, hidrovias em todos os estados do Brasil, a fim de reduzir os custos da produção nacional para o mercado interno e elevar a competitividade do país no exterior. Se hoje as hidrelétricas já trazem graves consequências ao meio ambiente e aos moradores do seu entorno, imagine com as ferrovias.”, problematiza.
O programa prevê uma série de obras para a região amazônica como estradas, hidrovias e energia, e neste sentido, o educador da FASE Amazônia, Guilherme Carvalho, falou sobre o objetivo dessas obras.
“A execução de grandes projetos de infraestrutura na Amazônia têm alguns objetivos, o primeiro é garantir que grandes grupos econômicos do Brasil e do exterior tenham acesso às riquezas aqui existentes, minério, madeira, terra agricultável, e tudo mais que possa ser utilizado como mercadoria de exportação ao mercado internacional”, afirma o educador.
“Os projetos de infraestrutura têm esse vínculo com o mercado internacional, e eles não são instalados para favorecer ou para impulsionar uma economia interna, mas tão somente aprofundar a nossa condição de exportadores de commodities aos grandes centros consumidores do mundo”, conclui Guilherme.
Para entender mais sobre o tema, escute o episódio disponível no Spotify
*Estagiária de comunicação sob supervisão de Paula Schtine