27/11/2007 16:12

Entre 9 e 11 de novembro aconteceu na Bahia o VI Encontro Anual da APP – Articulação em Políticas Públicas. Durante os 3 dias os participantes tiveram a oportunidade de discutir e trabalhar conjuntamente capítulos do Plano Plurianual da Bahia (2008-2010), o que permitiu a construção coletiva de conhecimento acerca do ciclo orçamentário do Estado.

A concepção de “Território de Identidade” também foi bastante trabalhada a partir das exposições feitas por representantes do Governo da Bahia e de lideranças sindicais e populares que vêm participando, na qualidade de representantes da sociedade civil, de espaços de gestão colegiada criados em torno desta iniciativa proposta pelo MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, e implantada desde 2003 em algumas regiões da Bahia.

O novo governo que assumiu o Poder Executivo na Bahia (2007-2010) adotou a concepção de “Territórios de Identidade” como ferramenta de planejamento e vem impondo uma agenda de audiências e conferências sobre políticas públicas cujos resultados e significados concretos ainda precisam ser detidamente analisados pelos movimentos sociais populares. Por isso, parte significativa dos conteúdos trabalhados neste VI Encontro Anual da APP Bahia esteve relacionada a este tema.

O evento alcançou plenamente seus objetivos, não só devido à presença e participação de 35 associações, movimentos e sindicatos, representando enorme diversidade de identidades e temáticas trabalhadas em praticamente todas as regiões da Bahia, como também pela adesão de 15 ONG’s e 5 pastorais sociais, totalizando 55 diferentes grupos organizados que concretamente se empenham pela participação popular em políticas públicas.

No terceiro dia de atividades, os mais de 60 participantes deste VI Encontro referendaram as entidades que atualmente compõem o Núcleo facilitador da APP Bahia, bem como, aprovaram a inclusão da CRQ – Comissão regional Quilombola; do MTS – Movimento dos Sem Teto da Bahia, e da Ação Social da Diocese de Rui Barbosa para comporem esta instância colegiada, em 2008.