25/07/2011 10:33

A Fase expressa solidariedade aos parceiros da Agência das Igrejas da Noruega (AIN) e ao povo daquele país diante do impiedoso atentado que vitimou tantos inocentes, entre os quais dezenas de jovens.

Para nós, que conhecemos o espírito de solidariedade internacional da juventude norueguesa, fica ainda mais evidente a desumanidade que inspirou essa violência atroz. No entanto, não se pode aceitar a explicação fácil de que se trata da obra de um suposto “louco” isoladamente. É imprescindível descobrir e extirpar todas as raízes políticas deste atentado, sobretudo nesta etapa difícil da vida econômica e política dos países da Europa.

Publicamos a seguir mensagem enviada no sábado, 23, pelo secretário-geral da AIN, senhor Atle Sommerfeldt, que reafirma os valores e tradições abertos, democráticos e humanos com base nos quais se propõem a superar os graves desafios colocados pela tragédia que atingiu a Noruega.

Caros colegas,

Na tarde de ontem dois ataques terroristas ocorreram no centro de Oslo e na ilha de Utøya, a aproximadamente 50 km de Oslo. Uma enorme bomba explodiu em uma van estacionada na rua no meio do complexo de edifícios do governo, que na Noruega é uma área aberta com acesso para todos. O escritório do primeiro-ministro e vários ministérios foram destruídos e as ruas pareciam uma zona de guerra. Foi confirmada a morte de sete pessoas e há pelo menos 14 feridos graves. A sede da Ajuda da Igreja Norueguesa fica a apenas 200 metros do local onde a bomba explodiu. O edifício foi abalado e colegas realmente observaram a explosão de nossas janelas. Ninguém foi ferido e nenhum dano foi feito ao edifício.

Duas horas mais tarde começou o que acabou por ser um massacre em Utøya no acampamento tradicional da Juventude do Partido Trabalhista. Nós acordamos com a notícia de que pelo menos 84 jovens foram mortos e muitos feridos.

Toda a Noruega está em choque e luto. Voluntários estão se mobilizando e igrejas são abertas. Agora estamos experimentando o que muitos de vocês já experimentaram. O terror agora também vem para a Noruega.

Enquanto alguns “especialistas” e parte da imprensa internacional no princípio especularam que o ataque poderia estar ligado a extremistas jihadistas, os funcionários noruegueses resistiram a especular.

Esta manhã foi anunciado que um homem foi preso e acusado por ambos os atos. Ele pertence a uma sub-cultura de direita, anti-muçulmana e cristã fundamentalista da Noruega e que tem sido ativa em blogs. O ataque e massacre não é um ataque terrorista internacional por jihadistas globais.

Caros amigos, por favor, orem com as famílias de afetadas e para todos os noruegueses. Todos nós precisamos do dom da sabedoria para lidar com a crise mais grave em nossa sociedade desde a Segunda Guerra Mundial. O futuro será uma luta para manter a nossa sociedade tão aberta como tem sido. O primeiro-ministro e outros líderes políticos expressaram profundo compromisso para aprofundar – ao invés de enfraquecer – nossa cultura aberta, governada por nossos valores e tradições abertos, democráticos e humanos ao invés de pelo medo. A Ajuda da Igreja Norueguesa fará parte dessa luta.

Norwegian Church Aid tem o compromisso de sociedades inclusivas, onde pessoas de diferentes origens culturais, religiosas, étnicas e políticas, sejam capazes de trabalhar juntos para a compaixão, a justiça e a participação de todos. Nossa visão e missão não está ameaçada por este atos terríveis, confirma-se. Mas precisamos de força.

E deixe-nos terminar na palavra de Jesus no Sermão do Monte: “Bem-aventurados os que choram, Deus irá confortá-los, e ainda: bem-aventurados os que trabalham pela paz, Deus irá chamá-los de seus filhos”.

Atle Sommerfeldt