Yuri Rodrigues e Paula Schitine
14/07/2023 17:18

A Fase Amazônia realizou a formação sobre Direitos Territoriais e Comunicação nos dias 04 a 08 de julho no território da Ilha do Capim, Abaetetuba, no Pará. A oficina teve como público as juventudes de territórios de atuação da FASE no Baixo Tocantins e contou com a participação de dois jovens do Coletivo Guardiões do Bem Viver, do PAE Lago Grande.

O objetivo da formação possibilitou a compreensão de como a conexão territorial vai além dos limites geográficos (cartográficos) e a importância de construir redes para fortalecer a defesa dos territórios.

Ao lado deste debate, houve a facilitação sobre como a comunicação pode ser aliada na luta e como a juventude pode construir narrativas que evidenciem as potencialidades dos territórios para fortalecer articulações em curso, a exemplo da Frente de Defesa dos Territórios.

A juventude presente optou por iniciar uma campanha intitulada “Conecta Território“, onde produziram um vídeo, um podcast e  materiais visuais, a exemplo de colagens manuais.

A formação finalizou com a mostra das produções para a comunidade e com encaminhamentos importantes que incluem a Frente como articulação importante para a definição de uma estratégia de aglutinação dessas Juventudes que estão participando das formações.

Assista ao vídeo resultado da oficina

*Educador da FASE Amazônia e comunicadora da FASE