05/02/2022 20:37

Após o Diagnóstico Comunitário Participativo da FASE, cumprindo uma das etapas do projeto de ATER Agroecologia, os educadores identificaram a necessidade de alfabetização de jovens e adultos nas comunidades atendidas. No dia 2 de fevereiro, além dos educadores da FASE, participaram do encontro representantes do SINTRAF (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar) de Laje e presidentes de associações das comunidades do Quilombo, Itaparica, Borges, Tourinho, Riachão, Sete volta do Barro, Ronco D’agua e km 17 e a secretária de educação, Patrizia Andrade.

Na ocasião, a secretária de educação informou sobre o projeto “Laje Mais Alfabetizado”, com objetivo de alfabetizar os agricultores familiares. Patrizia Andrade garantiu ainda que o projeto terá uniformes, livros, alimentação com segurança alimentar e nutricional e professores da própria comunidade.

Para Veronice Souza, educadora da FASE, com a participação de todos, a comunidade só tem a ganhar. “Os espaços para as aulas serão as escolas e as associações de moradores. O município se comprometeu a fornecer suporte escolar no lugares que não tem, como cadeiras, quadros e etc. O professor é um pedagogo da própria comunidade, que conhece a realidade desses agricultores, e o estudo vai ser realizado a partir da vivência deles”.

Sobre o diagnóstico

O Diagnóstico Comunitário Participativo trata-se da apresentação de um conjunto de técnicas e ferramentas que permitem que a população se organize e planeje o seu desenvolvimento a partir das próprias demandas. É uma das etapas do projeto de ATER Agroecologia financiado pelo Governo do estado, através da Bahiater/SDR, executado pela FASE nos territórios Vale do Jiquiriçá e Baixo sul da Bahia.