08/09/2010 15:08
Após meses de preparação, período em que a FASE Bahia atuou na Coordenação Estadual da Campanha “Por um limite da terra”, participando de reuniões que planejaram a coleta de assinaturas para o Abaixo Assinado; organizaram o lançamento da Campanha durante a Romaria da Terra e das Águas; articularam eventos de formação; e promoveram a distribuição de material didático sobre a proposta de criação de um limite máximo para o tamanho da propriedade da terra no Brasil; iniciaram-se as votações do Plebiscito Popular.
Na Bahia, a votação aconteceu em dezenas de municípios e a FASE vem atuando nas áreas alcançadas pelo Projeto AMAs II, onde os STRs e SINTRAFs vem promovendo eventos e estimulando seus associados a participarem, em um esforço que conta com o apoio dos jovens e mulheres AMAs das comunidades. Em Salvador, a FASE Bahia esteve presente no ato realizado na Praça da Piedade em 03/09, organizado pelas entidades e Pastorais Sociais que integram a Coordenação Estadual, evento que deu mais um passo na divulgação das propostas da Campanha na capital do estado.
Em Itabuna, a FASE se integrou ao Fórum de Luta por Terra, Trabalho e Cidadania – Região cacaueira, e apoiou os esforços de coleta de assinaturas e de realização do Plebiscito. Desde o dia 01/09, voluntários ligados ao MNU, CPT, CIMI, Comissão de Mulheres, CEBs, estudantes e professores da UESC atuaram nos bairros, igrejas e na universidade, coletando assinaturas e realizando o Plebiscito.
No dia 07/09, foram organizadas urnas fixas e volantes para o Plebiscito, na Av. Cinquentenário; Praça Adami; e Praça Camacan, verificando interesse generalizado das pessoas em conhecer a Campanha, e seus objetivos. Centenas de assinaturas e de votos foram coletados, e os esforços devem continuar pelo menos até o dia 12/09.