27/01/2022 15:34

Karen Melo*

A FASE , em parceria com o SASOP (Serviço de Assessoria a Organizações Populares Rurais), participou nesta terça-feira (25) de um intercâmbio na Associação Agroecológica Jaqueira, na cidade de Amargosa, região Centro-Sul da Bahia.

“Um momento como esse, de troca de experiência, é uma forma de fortalecer a rede de agroecologia do Baixo Sul e Vale do Jiquiriçá, e uma oportunidade de contribuir com a formação sócio-produtiva desses agricultores. Esse intercambio é fundamental para a valorização do consumo de alimentos agroecológicos e contribuir com essa rede que vem de todas as formas tentando enaltecer o produto da agricultura familiar” ressalta Rosélia Melo, coordenadora da FASE na Bahia.

Daniela Menezes de Andrades de Jesus, moradora do município baiano Presidente Tancredo Neves, foi convidada pela FASE para fazer parte desse intercambio: “Vivi um momento significativo. Aprendi sobre o não consumo de agrotóxicos, alimentos totalmente saudáveis e trato com animais. Eu também cultivo, e me identifiquei como eles cuidam bem dos animais, com o manejo e todo o cuidado”, explica. A agricultora descreveu o que mudou no seu olhar após o evento, “Depois da palestra eu pude mudar minha visão de mundo. Não precisamos viver para comer, e sim comer para viver, tirar essa ilusão de que precisamos comer produtos industrializados, temos a terra nos dando produtos naturais”.

Já Ariane Araújo, educadora da FASE Bahia, destacou a produção dos agricultores locais, e como eles poderiam aproveitar melhor essas ferramentas para o desenvolvimento do plantio. “O intercâmbio foi muito rico, os agricultores tiveram a oportunidade de conhecer novas variedades de culturas e novas formas de adubo. Perceberam que era possível aproveitar coisas que eles tinham na propriedade deles”.

Desde 2015, a equipe da Associação Agroecológica Jaqueira vem construindo parcerias com produtores da agricultura familiar baiana, em sistemas agroflorestal ou de agroecologia, trazendo uma ampla biodiversidade alimentar para o planeta. Para saber mais detalhes da Associação Agroecológica Jaqueira, acesse o site: aajaqueira.online