12/02/2009 12:41
Na Comunidade de Teirú, localizada no município de Conceição da Feira, os técnicos da FASE Bahia assessoraram as famílias de agricultores familiares no encaminhamento de reivindicações para a CERB, órgão do governo da Bahia responsável por obras e serviços de captação e distribuição de água potável nas comunidades rurais. Os movimentos sociais da agricultura familiar no Portal do Sertão vêm participando de várias iniciativas de luta para conquistar alternativas de convivência com a seca que sejam adaptadas ao contexto do Semi Árido nesta parte da Bahia.
As comunidades alcançadas pelas atividades da FASE no Território Portal do Sertão caracterizam-se, em sua maioria, por terem agricultores familiares ocupando pequenas extensões de terras (minifúndios), em um bioma de transição da Mata Atlântica para a Caatinga, onde as lavouras de subsistência e o abastecimento de mercados locais (feiras dos municípios) predominam. Nessas comunidades, existe uma demanda muito forte por projetos e programas governamentais que sejam capazes de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Por isso, técnicos da FASE vêm assessorando lutas relacionadas às políticas públicas, de maneira a criar condições mais favoráveis para a ampliação da capacidade produtiva dos agricultores, e ao fortalecimento de suas organizações comunitárias.
Neste trabalho, os técnicos agropecuários da FASE Bahia se relacionam diretamente com os AMA’s – Agentes Multiplicadores de ATER – e contam com a cooperação permanente de dirigentes sindicais que assumem a função de Coordenadores Territoriais. Os AMA’s são jovens ou mulheres que vivem e trabalham como agricultores familiares nas comunidades. Cada AMA vem percorrendo um percurso formativo e assume responsabilidades de repassar conhecimentos adquiridos para 15 outras famílias de sua própria comunidade. Para poder realizar essas ações, os AMA’s receberam uma bicicleta, o que facilita seu deslocamento pelas diferentes propriedades das famílias agricultoras.