21/05/2008 13:45

A FASE Bahia realizou 8 Seminários do Projeto Territorial de geração de ocupação e renda para jovens e mulheres através do Programa de AMA –Agentes Multiplicadores de ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural) – (Convênio DIREG 060/2007 – SEAGRI – SUAF). Os seminários territoriais reuniram em média 30 pessoas por evento, totalizando mais de 220 participantes, entre jovens e mulheres agricultores familiares dispostos a se engajarem como AMA’s; representantes de comunidades; e dirigentes e ativistas de base de associações comunitárias, sindicatos de trabalhadores rurais, grupos de produção, e cooperativas, identificados com a FETRAF (Federação de trabalhadores e trabalhadoras da Agricultura Familiar) Bahia. Essas pessoas vieram dos 42 municípios que vão ser alcançados pelo projeto, neste seu primeiro ano de execução.

O primeiro passo na operacionalização deste Projeto, foi a realização da Oficina de Formação de Formadores (Feira de Santana, 10 a 13/04), oportunidade em que educadores da FASE, integrantes da Coordenação Estadual do Projeto e da Equipe Técnica, produziram conhecimentos e elaboraram planos para a realização dos Seminários.

Na tabela a seguir, observam-se as datas e municípios envolvidos na realização de cada um desses 8 Seminários Territoriais.

Seminário Territorial

Local e Data

Municípios

Sisal Valente – 19 e 20/04 Valente; São Domingos; Ichú; Candeal; Conceição do Coité; Araci; Serrinha
Vale do Jiquiriçá Mutuipe – 22 e 23/04 Laje; Mutuipe; Jiquiriçá; Cravolândia; Santa Inês; Ubaíra; São Miguel das Matas
Baixo Sul Presidente Tancredo Neves – 23 e 24/04 Presidente Tancredo Neves; Valença; Teolândia
Litoral Norte Alagoinhas – 26 e 27/04 Alagoinhas; Inhambupe; Catú; Aporá; Aramarí
Vitória da Conquista Vitória da Conquista – 28 e 29/04 Vitória da Conquista; Cândido Sales; Caetano; Planalto; Caraíbas
Portal do Sertão Feira de Santana – 29 e 30/04 Feira de Santana; Irará; Angüera; Conceição de Feira; Santo Estevão
Extremo Sul Itamaraju – 05 e 06/05 Teixeira de Freitas; Ibirapuã; Nova Viçosa; Itamaraju; Prado; Alcobaça; Jucuruçu; Santa Cruz de Cabrália
Médio Rio de Contas Ibirapitanga – 08 e 09/05 Ibirapitanga; Barra do Rocha 

Esta iniciativa da FASE se insere na perspectiva institucional de concentrar a intervenção educativa no fortalecimento da organização da agricultura familiar na Bahia. A concepção e metodologia deste Projeto são frutos da longa parceria, celebrada desde 1998, entre a FASE e o núcleo de dirigentes e ativistas sindicais rurais da CUT que optou pela criação da FETRAF, em 2004. Neste período, a trajetória percorrida pela FASE Bahia, e seus parceiros ligados à FETRAF, incluiu experiências concretas de formação sócio-técnica, como: eventos relacionados à capacitação de gestores da agricultura familiar com base nos princípios do Desenvolvimento Sustentável e Solidário – DSS; acompanhamento de famílias agricultoras envolvidas com sistemas de produção (cana de açúcar; mandioca; ovino-caprinocultura) predominantes em determinadas regiões do estado; articulação e funcionamento de 3 turmas de elevação de escolaridade ao ensino fundamental; cursos e treinamentos sobre culturas e criações com base em princípios agroecológicos; intervenções educativas de enfrentamento das desigualdades de gênero e geração; qualificação para a participação popular em espaços de gestão colegiada de políticas públicas; assessorias na elaboração de outros projetos e na operacionalização de experiências de comercialização de produtos da agricultura familiar.

Este projeto que a FASE vem operacionalizando em 2008, através de um convênio com a SEAGRI-SUAF, tem uma preocupação especial com a promoção da inclusão social de jovens e mulheres agricultores familiares, tanto na esfera produtiva (oportunidade de acesso a conhecimentos em agroecologia e de realização de experiências concretas de geração de trabalho e renda na propriedade da família), como no âmbito da organização comunitária e sindical. Através da metodologia dos Agentes Multiplicadores de ATER, pretende promover a formulação e experimentação de alternativas de política pública relacionadas a Assistência Técnica e Extensão Rural. Os integrantes da Equipe Técnica (tratam-se de 16 profissionais de nível médio – técnicos em agropecuária) distribuídos pelos 42 municípios espalhados por 8 territórios de identidade terão a responsabilidade de acompanhar diretamente os 262 jovens e mulheres AMA’s, nos momentos de capacitação, e no processo de identificação e implementação das 262 experiências produtivas, a serem feitas nas propriedades familiares desses agentes, localizadas em 131 diferentes comunidades.

A FASE Bahia continuará divulgando notícias referentes a este projeto aqui em sua página na Internet.