Gabriela Polydoro
20/08/2025 11:24

Entre os dias 21 e 23 de agosto, ocorrerá o II Seminário da Cúpula dos Povos Nordeste Rumo à COP30, em Fortaleza, no Ceará. O evento reunirá movimentos sociais, comunidades tradicionais, pesquisadores e ativistas de diversos estados nordestinos para discutir justiça climática e os impactos da chamada transição energética. O tema central é “Transição ou Tran$ação Energética? Conflitos, violações de direitos, clima e o poder digital”. 

A FASE participará ativamente do encontro, contribuindo na construção do evento através do Grupo de Trabalho de Metodologia, que é responsável por articular a dinâmica do evento, coordenar debates, além de garantir que os territórios impactados e os movimentos sociais sejam protagonistas das discussões. Evanildo Barbosa, diretor adjunto da FASE, coordenará o painel sobre “Justiça Climática nas cidades e periferias vivas”, no dia 22 de agosto. “Esse painel foi pensado para que a gente não ficasse só na questão do diagnóstico da situação, mas também avançasse nas alternativas. Por isso que ele tem esse nome, Transitar das urgências para as alternativas”, comenta Evanildo.

Além disso, a organização marcará presença no encerramento do seminário,  contribuindo para construção e sistematização das propostas que irão compor a Carta Política Nordeste. Essas propostas vão dialogar com os eixos da Cúpula dos Povos e serão apresentadas na Cúpula e na COP30, em Belém. 

Além do seminário em Fortaleza, a FASE participa de outras iniciativas relacionadas à preparação para a Cúpula dos Povos e para a COP 30. Um exemplo é a presença de Evanildo Barbosa e Sara Pereira, coordenadora da FASE Amazônia e integrante do FOSPA,  no Grupo de Facilitadores do Eixo 5 da Cúpula dos Povos – Cidades Justas e Periferias Urbanas Vivas, responsável por elaborar diagnósticos, organizar plenárias e agendas propositivas voltadas para justiça climática urbana. “Tanto o seminário, como a nossa presença no eixo 5, fortalecem as estratégias da Cúpula dos Povos”, afirma Evanildo.

 

PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO

II Seminário Nordeste da Cúpula dos Povos | 21 a 23 de agosto de 2025
Local: Auditório da Faculdade de Economia da UFC – Benfica – Fortaleza/CE

Data Horário Atividade
Quinta-feira (21/08) 9h30 Chegança, mística e abertura com Francisco Vladimir (Jubileu Sul Brasil)
10h – 12h Painel 1: Acordos e tratados das COPs e da Cúpula dos Povos
14h – 17h Painel 2: Transição ou Tran$ação Energética? Povos e biomas sob ataque
Noite Lançamento de publicações e noite cultural – Local Frei Humberto
Sexta-feira (22/08) 8h30 – 10h30 Painel 3: Financeirização do clima, hidrogênio verde e Big Techs
10h30 – 12h Painel 4: Ecologia política, interseccionalidade e lutas por bem viver
14h – 17h Debate sobre contribuições dos painéis e 

Painel 5: Justiça climática nas cidades e periferias vivas

Noite Noite de Arte e Cultura + lançamentos – Local Frei Humberto
Sábado (23/08) 8h30 – 10h30 Organização da agenda Nordeste rumo à Cúpula dos Povos
10h30 – 12h Apresentação dos trabalhos e debate
13h30 Síntese política e encerramento com leitura da Carta Política

*Estagiária de Comunicação sob supervisão de Isabelle Rodrigues