25/04/2009 13:05
O trabalho da FASE Bahia com Agricultura Familiar objetiva fortalecer suas organizações comunitárias e sindicais, promovendo a inclusão social e econômica de jovens e mulheres. Uma das vertentes desta iniciativa é o Projeto de Inclusão de jovens e mulheres AMAs (Agente Multiplicadores de ATER – Assistência técnica e Extensão Rural) que tem várias frentes de atuação. Uma dessas frentes é a realização de atividades de esclarecimento sobre políticas públicas de interesse direto da agricultura familiar.
Integrantes da equipe técnica da FASE atuantes nos territórios e municípios organizam eventos nas comunidades onde se debatem programas e projetos governamentais vinculados a diferentes políticas públicas que normalmente não são acessadas por jovens e mulheres, porque as informações sobre critérios e condições de acesso não são disseminadas e porque a própria concepção e formatação destas ações governamentais ignora as especificidades da condição feminina e juvenil.
Identificando esta lacuna, os técnicos da FASE responsáveis pela assessoria e acompanhamento técnico de municípios do Litoral Norte, estiveram na comunidade de Camboatá, em Alagoinhas, no dia 03 de março 09, para fazer uma reunião de esclarecimento sobre o PRONAF – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.
Nesta reunião, a FASE não apenas abordou as características gerais do PRONAF (o que é este programa; quem pode acessar; quais as restrições e vantagens para agricultores familiares etc.), mas aprofundou o debate e a troca de informações sobre modalidades do PRONAF que surgiram mais recentemente, em função de reivindicações explícitas da Agricultura Familiar. Estas modalidades são mais importantes para os AMAs, porque concebidas com um mínimo de participação popular. Assim sendo, grande parte da reunião foi dedicada a esclarecer as pessoas presentes sobre o PRONAF Jovem; e o PRONAF Mulher.