30/03/2022 10:08

Esse mês, o programa da FASE na Bahia iniciou a implantação do programa de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS) na comunidade de Curuja I, em Presidente Tancredo Neves, Baixo Sul baiano. A iniciativa é resultado do Edital Emergencial 15, do Projeto Bahia Produtiva, que prevê a produção de alimentos que garantam segurança alimentar e nutricional das famílias beneficiárias do projeto. Além dos alimentos servirem ao consumo das famílias agricultoras, o excedente dessa produção pode ser comercializado na comunidade e na feira municipal.

Acompanharam a atividade o educador Silvanei Barbosa, e a educadora Aline Sousa, além do coordenador técnico da ação Fernando Oiticica, todos da FASE na Bahia. “Com o início da implantação dos núcleos produtivos, a expectativa é que a gente consiga melhorar nossos conhecimentos, produzir alimentos mais diversificados e saudáveis, além melhorar nossa alimentação e renda”, explica Zezilda Santos, agricultora familiar e beneficiária do projeto.

Para Zezilda, o trabalho em grupo permite a troca de conhecimento e a motivação pelo apoio mútuo. “A associação da comunidade vem oportunizando o acesso a políticas públicas [nossos direitos] e contribuindo para o fortalecimento da comunidade”.

 

Sobre o Bahia Produtiva

O Projeto Bahia Produtiva é financiado pelo Governo do Estado da Bahia e executado com assessoria técnica da FASE, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).