Helio Uchôa
04/03/2024 13:08

A FASE Mato Grosso realizou mais uma etapa de diagnósticos de campo na comunidade Boa União, no município de Lambari D´Oeste. O objetivo é analisar a realidade das áreas escolhidas por famílias que optaram pela recuperação ambiental e pela implantação de sistemas florestais.

Na visita, os educadores coletaram dados sobre o tamanho da área do Bioma onde a localidade está inserida, identificaram se o território é uma Área de Preservação Permanente (APP) e analisaram seus dados produtivos. Este passo a passo é chamado de “Marco Zero”, pois leva em conta estas informações para traçar planos e a viabilidade do processo. Além das análises, foram realizadas orientações gerais sobre o projeto e definição das tarefas no âmbito da Unidade Produtiva (UP), como isolamento de espécies de plantas, mobilização de estercos, compostagem, coletas de sementes e produção de mudas. 

 

A articulação para o trabalho nestes territórios contou com organizações locais, associações de moradores e outros coletivos, que traçaram estratégias para coleta de sementes, produção de mudas, instalação de viveiros locais e mutirões para plantio de espécies endêmicas. Para delimitar e preservar os ambientes demarcados, todas as áreas analisadas e aprovadas para a realização da recuperação ambiental estão isoladas e com mudas plantadas.

*sob supervisão de Paula Schitine