Paula Schitine*

A solenidade foi aberta com discursos das deputadas e do diretor da FASE, Evanildo Barbosa, seguido da coordenadora da FASE Pernambuco, Luiza de Marillac Melo. Além do recebimento de uma placa pelos 60 anos da organização, a sessão ainda contou com depoimentos emocionantes de líderes de movimentos sociais e associações parceiras de luta da FASE, como ARL – Articulação Recife de Luta;; FMPE – Fórum de Mulheres de Pernambuco; MTST – Movimento de Trabalhadores Sem Teto; CPP – Comissão Pastoral dos Pescadores; Rede de Mulheres Negras, entre outros.

“É uma grande honra trazer esta homenagem para a FASE pelos seus 60 anos de trajetória e serviço em prol dos direitos humanos no Brasil. A FASE é uma organização histórica, com uma participação importantíssima em diversos momentos da luta por justiça social no país e no fortalecimento da classe trabalhadora. Essa atuação, que vem desde seu firme apoio na reorganização dos movimentos sociais durante a ditadura militar, à participação no processo de redemocratização do Brasil, na construção de metodologias de educação popular com diversas sujeitas, na luta pela segurança alimentar e, mais recentemente, no combate à crise social e aos impactos da pandemia nos mais pobres, é motivo de grande inspiração para todos e todas que lutam pelos direitos da população”, afirmam as codeputadas das Juntas (PSOL/PE).

O educador da FASE Pernambuco, Rud Rafael (ao centro) segura um quadro que foi entregue pelo MTST em homenagem aos 60 anos de luta. Ao seu lado esquerdo, o diretor da FASE, Evanildo Barbosa e ao lado direito, a deputada Tereza Leitão. A coordenadora da FASE Pernambuco, Luiza de Marillac Melo segura a placa entregue na homenagem.

“A FASE sempre foi uma entidade aglutinadora e que ajudou a construir convergências. Na criação da Articulação Recife de Luta isso foi bem importante. Fortalecer a participação de mulheres e jovens periféricos na luta pelo direito à cidade e na defesa dos territórios populares tem sido fundamental para ampliar as vozes de quem faz essa luta cotidiana”, Socorro Leite – Diretora da Habitat Brasil.

A coordenadora da FASE Pernambuco, Luiza de Marillac Melo aponta a importância deste reconhecimento público da organização. Essa homenagem é um reconhecimento do trabalho da FASE junto à sociedade civil e aos movimentos sociais no estado de Pernambuco, razão pela qual externamos nossa gratidão às parlamentares e às pessoas e organizações que são parceiras da FASE ao longo desses anos”, afirma.

*Paula Schitine é jornalista da comunicação da FASE.