21/05/2010 23:41

image

AMAs em reunião durante a visita da coordenação estadual

Depois de muita luta e perseverança, a FASE e as entidades sindicais e associativas parceiras do Projeto AMAs, conseguiram que o Governo da Bahia finalmente liberasse os recursos, e as atividades previstas para o ano II começaram em 05 de abril de 2010.
Os prejuízos causados pelos 9 meses de atrasos na liberação dos recursos são grandes, e ainda estão sendo diagnosticados para a correta avaliação do seu impacto.

Entretanto, o ânimo e a disposição da FASE e dos jovens e mulheres AMAs nas comunidades está firme, e a Equipe Técnica já está atuando, com o decisivo apoio e supervisão da Coordenação Estadual.

Os 3 técnicos agropecuários que compõem a Equipe Técnica da FASE Bahia, Adonias Lima; Paulo Nieres; e Josecleiton Soares, responsáveis pela assessoria aos jovens e mulheres AMAs de Alcobaça; Itamaraju; Prado, Ibirapuã; Teixeira de Freitas, e Jucuruçú já estão realizando as “Visitas da Equipe Técnica às Comunidades”.

Nestas visitas, os 3 técnicos coletaram informações sobre a situação dos Núcleos Produtivos existentes nas propriedades dos jovens e mulheres AMAs, ampliando assim o diagnóstico sobre a situação destes Núcleos que também foi construído quando da realização da I Oficina Modular. As visitas de assessoria técnica são momentos em que os AMAs recebem orientações específicas sobre problemas concretos verificados na condução de suas plantações e/ou criações, além de dialogarem sobre problemas e dificuldades encontrados não só em suas respectivas propriedades, mas também, nas unidades das demais famílias da comunidade que vem sendo regularmente acompanhadas.

No período de 23 a 30 de abril, a Coordenação Estadual planejou e realizou visitas aos 8 Territórios, sendo que a Administradora Diane Oliveira foi destacada para realizar a “Visita da Coordenação Estadual aos Municípios” participantes do Projeto AMAs – Ano II, no Território do Extremo Sul. Nestas visitas, com a duração de 3 dias, a Coordenação Estadual não só participa de reuniões com dirigentes e ativistas sindicais que são parceiros da FASE, mas também, vai junto com a Equipe Técnica até as comunidades, participa dos trabalhos de assessoria técnica feita nas propriedades dos jovens e mulheres AMAs, reunindo elementos fundamentais para a avaliação, monitoramento do que já está sendo feito, e para o planejamento das atividades que devem acontecer subseqüentemente.

O Articulador Territorial do Extremo Sul, Pedro dos Anjos, acompanhou a visita da Coordenação estadual e sempre que possível vai também à campo para contribuir no trabalho dos técnicos.