17/08/2012 09:20
O Festival Internacional de Filmes sobre Globalização (Globale – 2012) traz como eixo temático deste ano a “Cidade Global”, e propõe debates sobre desenvolvimento urbano e meio ambiente. A abertura acontece na próxima segunda-feira (20/08), às 19h, no Cine Joia, com a apresentação dos filmes Distopia::021 – Um Projeto de Cidade Global e Rio+Tóxico: A Face Real do Desenvolvimento no Rio de Janeiro. Diante dos mega-eventos esportivos agendados para a cidade do Rio de Janeiro, ambos os documentários questionam o projeto de desenvolvimento urbano, sua políticas de remoção e reformas polêmicas, como a do Porto Maravilha.
Após a sessão, haverá debate com os coletivos Rio40Caos e Rio+Tóxico, esse último formado por diversas organizações – dentre as quais a FASE – em atividade paralela à Rio+20, com o objetivo de evidenciar megaprojetos que se erguiam (e se erguem) na contramão do discurso oficial da ONU. Estarão também presentes o Fórum Comunitário do Porto, pescadores da Associação Homens do Mar da Baía de Guanabara (AHOMAR), moradores de Santa Cruz e de Duque de Caxias, e pescadores da Baía de Sepetiba.
No dia 25, o Núcleo de Justiça Ambiental da FASE participará como debatedor na sessão do filme Yasuni, El Bien Viver, no Ponto Cine de Guadalupe.