07/12/2010 12:48

image

Durante visita da Coordenação Estadual ao Extremo Sul, o Eng. Agrônomo Wecsley Ferraz, percorreu algumas comunidades juntamente com os técnicos agropecuários Josecleiton Soares; e Adonias Lima, responsáveis pela assessoria aos jovens e mulheres AMAs naquela região.

A presença da Coordenação Estadual é um momento importante para troca de experiências, e esclarecimentos eventualmente necessários frente à situações concretas vivenciadas pela Equipe Técnica que atua nas comunidades, em contato direto e regular com os jovens e mulheres AMAs. A presença do engenheiro agrônomo também favorece o debate sobre alternativas e procedimentos que vem sendo utilizados pelos técnicos em suas ações de assessoria e formação.

No município de Ibirapuã, as ações vêm contando com a parceira do Sindicato dos Trabalhadores Rurais que acompanhou o pessoal da FASE na visita. Na comunidade da Lagoa do Capim, a FASE Bahia esteve assessorando o processo de construção de um aviário que é parte do Núcleo Produtivo da AMA que assumiu as atividades, por causa de problemas de saúde que obrigaram á substituição do AMA anterior.

Como já se registrou aqui nesta página, o Extremo Sul é a região da Bahia mais atingida pela expansão desenfreada da monocultura do eucalipto para fabricação de papel e celulose. As famílias de agricultores vêm enfrentando enormes dificuldades para preservar seus territórios e praticar uma agricultura diversificada e que respeite o meio ambiente, produzindo alimentos saudáveis para abastecer os mercados locais.

Por isso, a ênfase da assessoria técnica da FASE tem sido na criação de condições que favoreçam a segurança alimentar das famílias alcançadas pelo Projeto AMAs II. Os Núcleos Produtivos foram planejados para permitir a maior diversificação possível das propriedades, utilizando recursos naturais e evitando degradação ambiental e dependência de insumos externos.

A Coordenação Estadual também esteve presente na comunidade de Rancho Queimado, no município de Alcobaça, onde a Equipe Técnica fez orientações sobre como fazer poda de formação nas árvores do Núcleo Produtivo de fruticultura, implantado pela jovem AMA, Carla Medeiros.