03/10/2014 13:49

Em Pernambuco, três plataformas políticas, construídas coletivamente, cobraram compromissos no contexto das eleições. Elas foram elaboradas pelo Fórum Estadual de Reforma Urbana (FERU-PE), pelo Fórum das Juventudes de Pernambuco (FOJUPE) e pelo Fórum Suape Socioambiental. Além de pontuar diretrizes, somados os três documentos reúnem mais de 100 propostas aos que assumirão cargos de gestão pública a partir de 2015.

Encontro com os Candidatos ao Governo de PE”, realizado pelo FERU-PE no dia 18 de setembro. (FASE/Arquivos)

Cerca de 20 organizações e movimentos sociais que compõem o FERU –PE assinam o texto “Reforma Urbana, direito da gente!”. As entidades chamaram atenção para questões relacionadas à mobilidade urbana. Como princípio, apontaram que é preciso assegurar “o transporte público coletivo de qualidade, com tarifas socialmente justas e infraestrutura adequada”. O documento destacou, entre dezenas de propostas, a necessidade de se convocar uma Conferência Estadual Exclusiva para debater a questão, estopim das manifestações de junho de 2013. Outros temas também foram abordados como: saneamento básico, gênero e raça, meio ambiente e habitação.

Já o FOJUPE atualizou a “Plataforma das Juventudes”, texto que reúne demandas de diferentes juventudes pernambucanas. O conteúdo parte dos acúmulos do “Encontro Estadual de Organizações Juvenis e Incidência Política – jovens pautando suas prioridades em prol da melhoria na qualidade de vida”. Entre os eixos abordados estão: direito ao desenvolvimento integral: educação, trabalho, cultura e comunicação; direito ao território: cidade, campo, transporte, meio ambiente e comunidades tradicionais; direito à experimentação e qualidade de vida: saúde, esporte, lazer e tempo livre; direito à diversidade e vida segura: segurança, valorização e respeito à diversidade, e direitos humanos; e direito à participação.

O terceiro documento foi construído por entidades e pessoas com atuação na área de direitos humanos na região onde se encontra o Complexo Industrial e Portuário de Suape, entre os municípios de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife. Com base “na defesa de um desenvolvimento que garanta os direitos humanos para todos e todas”, a carta do Fórum Suape apresenta propostas de políticas públicas nas áreas de infraestrutura, meio ambiente, questões fundiárias, moradia, mulheres e juventudes, dentre outras.

Os documentos foram entregues aos candidatos que disputam o governo estadual durante o “Encontro com os Candidatos ao Governo de Pernambuco”, realizado pelo FERU-PE no último dia 18 de setembro. Dos seis candidatos em disputa, cinco estiveram presentes. Os conteúdos também foram divulgados junto às candidatas e aos candidatos que disputaram cargos no Legislativo: senadores e deputados federais e estaduais.

Leia aqui a Plataforma Política do FERU – PE.

Aqui o documento do FOJUPE.

E conheça aqui as reivindicações do Fórum Suape.