22/01/2013 12:09
A 1ª Chamada Socioambiental do Fundo Dema/Fundo Amazônia, que selecionou e aprovou projetos durante todo o ano de 2012, contemplou um total de 27 projetos, dos 38 que concorreram. Cada associação recebeu até 30 mil reais. Os aprovados realizam atividades como produção de papel artesanal; produção de açaí; promoção de educação ambiental para jovens e adolescentes; produção de polpa de frutas; recuperação de APP e criação de abelhas. As atividades realizadas pelo Fundo têm o objetivo de garantir a justiça ambiental na Amazônia, independente dos produtos gerados nos processo. Na 1ª Chamada, o Fundo Dema contratou, junto à Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) do Pará, um serviço de assessoria para encaminhamento de licenças ambientais. Segundo o site do Fundo, as licenças estão entre os principais entraves de projetos que não são aprovados, e “a assessoria deve permanecer [nas futuras atividades do Fundo] para auxiliar nos processos e documentações dos projetos que concorrerão à 2ª Chamada Pública”.
O Fundo Dema Quilombola aprovou oito projetos em sua 1ª Chamada de Projetos Quilombolas. Eles envolvem iniciativas como reflorestamento de matas ciliares e criação de abelhas sem ferrão.
2ª Chamada Pública está aberta
Duas modalidades do Fundo Dema se encontram com a 2ª Chamada Pública aberta. Associações podem se inscrever até o dia 30 de abril. Para conferir as Chamadas, acesse:
II Chamada Pública Fundo Dema Geral 2012: http://www.fundodema.org.br/site/wp-content/plugins/download-monitor/download.php?id=26
II Chamada Pública Quilombola 2012: http://www.fundodema.org.br/site/wp-content/plugins/download-monitor/download.php?id=25