Élida Galvão
03/02/2026 11:26

Em preparação às ações futuras, o Comitê Gestor do Fundo Dema reuniu, em Belém, para dialogar sobre o planejamento estratégico referente ao triênio 2026 – 2028. A atividade ocorreu no período de 21 a 23 de janeiro, contando com 13 representantes de organizações que integram o Comitê Gestor do Fundo.

Foto: Élida Galvão | Fundo Dema

O processo de preparação para o planeamento estratégico, conduzido pelo consultor Luciano Padrão, iniciou com a realização de quatro rodas de conversa, realizadas em 2025, nas regiões de atuação do Fundo Dema, envolvendo o público beneficiado e lideranças dos movimentos sociais, com o objetivo de ouvir suas demandas e avaliações em torno do trabalho do Fundo no apoio a projetos comunitários de povos indígenas, comunidades quilombolas, agroextrativistas e agricultores/as familiares.

Uma das atividades destacadas para os próximos anos será o marco de 25 anos do Fundo Dema, a ocorrer no ano de 2028, oportunidade para celebrar conquistas, rememorar sua trajetória e avaliar horizontes em defesa da justiça socioambiental, pautados na missão de apoiar projetos coletivos do Povos da Floresta, que visem à valorização de seus modos de vida como elemento essencial para conservação da Amazônia.

Foto: Élida Galvão | Fundo Dema

“Reencontrar os membros do Comitê Gestor é sempre um momento de muita construção pessoal e coletiva. Conseguimos chegar a um resultado importante, resolvendo com equilíbrio e praticidade as nossas dificuldades”, pontuou Marta Suely, da Fundação Viver Produzir e Preservar (FVPP).

Além de Marta, também estiveram presentes Antônia Martins, da Fundação Viver, Produzir e Preservar; Ir. Telma Barbosa, da Diocese do Xingu; Ana Flávia Souza, da Comissão Pastora da Terra – Prelazia do Xingu; Edilson Lopes, do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Itaituba; Marcelino Stabnow, do STTR de Trairão; Ivete Bastos, do STTR Santarém; Anderson Tapuia, do Conselho Indígena do Tapajós (CITA); Valéria Carneiro e Jaqueline Alcântara, da Coordenação das Associações das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Pará (Malungu); Marta Campos e Sileuza Barreto, do Fundo Luzia Dorothy do Espírito Santo; Letícia Tura, coordenadora da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE), e Sara Pereira, coordenadora da FASE Amazônia.

*Comunicadora do Fundo Dema