17/12/2009 15:09
No fim de 2008, a FASE Bahia recebeu a notícia da existência de uma possibilidade acesso a recursos para implantação de mini-projeto em áreas rurais, com população remanescente de quilombos, direcionada a jovens agricultores familiares, e que tratasse da temática da segurança alimentar. Estes recursos seriam oriundos de Solidarité Socialiste (SolSoc), entidade sediada na Bélgica, e que tinha no Brasil como principal parceiro o IFF – Instituto Florestan Fernandes, sediado em Fortaleza (CE).
A FASE Bahia priorizou, no segundo semestre de 2009, ações relacionadas ao seu processo de transição de Itabuna, onde manteve escritório desde 1987, para o Baixo Sul e o Vale do Jiquiriçá, trabalho previsto em nosso Plano Trienal 2008-2010, e que seria intensificado após a prestação de contas do Conv. 060/2007, que foi finalizada em 25/07/2009.
Avaliando a situação dos cinco municípios onde se concentrariam as ações futuras da FASE, optou-se por implementar o mini-projeto em Presidente Tancredo Neves, onde sucessivas reuniões com o STR – Sindicato dos Trabalhadores Rurais – local apontaram para a escolha da comunidade de Cachoeira Alta, onde já funcionava a Associação Radiodifusão Comunitária de Alto Alegre, devidamente legalizada, sendo que um dos diretores era um jovem que atuara no recém encerrado Projeto AMAs, executado pela FASE, e que vinha demonstrando interesse em buscar alternativas que não só fortalecessem a associação, mas que pudessem também trazer maior segurança alimentar e permitir oportunidades de acesso a trabalho e renda para famílias da comunidade.
Sempre em parceria com o STR, foram feitas reuniões e/ou visitas mensais à Comunidade do Alto Alegre, decidindo-se pela implantação de uma horta agroecológica, baseada no sistema de Mandala, beneficiando diretamente 10 famílias da comunidade (totalizando 40 pessoas). A primeira parcela do recurso de SolSoc só pôde ser liberada em agosto de 2009, quando a FASE efetivou os passos necessários para concretização do projeto (reuniões de esclarecimento aos associados e motivação dos jovens de Cachoeira Alta para atuarem; visitas de assessoria técnica para escolha da área onde a horta seria feita; organização de mutirões para preparo do terreno, construção dos canteiros e do sistema de irrigação, orientação para escolha das espécies a serem cultivadas e dos tratos culturais mais indicados etc.
A FASE e o STR conseguiram articular parceria também com a Secretaria de Agricultura do município, que disponibilizou trator e implementos para o preparo do terreno. O jovem AMA (Agente Multiplicador de ATER*) que preside a Associação, Josiel de Jesus, acompanhado da Técnica Agropecuária Rosélia Melo, do STR de Presidente Tancredo Neves que é parceiro da iniciativa, viajaram para Fortaleza a convite do IFF, para participarem do “Seminário do Programa FADOC – Fundo de Apoio para o Desenvolvimento das Organizações Comunitárias de Base, evento realizado em 14 e 15 de agosto de 2009. Já em setembro, duas pessoas do IFF vieram a Presidente Tancredo Neves e conheceram o trabalho realizado pela FASE e seus parceiros locais, em uma visita de dois dias.
*ATER: Assistência Técnica e Extensão Rural.