28/06/2010 22:56
A FASE Bahia realizou a II Reunião Estadual de Planejamento do Projteo AMAs II, em Salvador, nos dias 10 e 11 de junho, reunindo os 16 técnicos e técnicas agropecuários; os quatro membros da coordenação estadual ; as três pessoas que compõem o setor administrativo, além de educadores populares do quadro permanente da FASE Bahia. Os oito ativistas sindicais escolhidos pelos 37 sindicatos parceiros da FASE neste projeto, para atuarem como articuladores territoriais, também estiveram presentes, participando ativamente dos debates e decisões.
A I Reunião Estadual de Planejamento realizada em Salvador, nos dias 13 a 15 de abril de 2010, traçou planos para os primeiros passos do segundo ano de execução do Projeto AMAs.
A programação preparada pela FASE para a II Reunião Estadual de Planejamento atendeu primordialmente às demandas identificadas pelos integrantes da equipe técnica nas visitas de assessoria às comunidades e também às propostas expostas pelos jovens e pelas mulheres AMAs, quando da realização das Oficinas Modulares e de Oficinas Temáticas nas comunidades.
Outra fonte de inspiração para a definição dos conteúdos desta II Reunião Estadual de Planejamento foi a sistematização das informações coletadas nas Reuniões de Monitoramento e Gestão, feitas nos oito diferentes Territórios de Identidade onde a Fase Bahia está atuando, em que AMAs, dirigentes sindicais e ativistas comunitários produziram diagnósticos sobre a situação dos núcleos produtivos.
Estudo PAA Assim sendo, grande parte da II Reunião foi dedicada à auto-capacitação da equipe técnica para elaboração e negociação de projetos de PAA, modalidade Doação Simultânea, pois a busca de alternativas de comercialização para a produção da agricultura familiar é uma demanda concreta das famílias envolvidas pelas atividades da Fase. Este estudo foi feito com a utilização de computadores portáteis, e teve caráter de oficina, pois a equipe técnica não só construiu conhecimentos sobre a utilização do PAA Net como elaborou propostas de projeto baseadas nas condições reais das comunidades e associações existentes em suas respectivas áreas de atuação.
Ainda neste âmbito do conhecimento sobre alternativas de políticas públicas de comercialização da Agricultura Familiar, registraram-se momentos de estudo dedicados à legislação sobre alimentação escolar (PNAE).
Os participantes desta segunda reunião receberam também material informativo e didático alusivo à Campanha “Por um limite da terra” e vão dedicar esforços, junto com os articuladores territoriais para a preparação do Plebiscito Popular convocado para Semana da Pátria.