15/12/2008 12:49
O Vale do Jiquiriça é um dos oito Territórios de Identidade onde a FASE Bahia e seus parceiros do movimento sindical da agricultura familiar da Bahia (Fetraf, STR’s, Sintraf’s, associações comunitárias, cooperativas, grupos de produção) vem realizando ações previstas no Projeto de Inclusão Social de Jovens e Mulheres – Convênio 060/2007 – Direg Seagri Suaf.
Nos dias 11 a 13 de novembro, jovens e mulheres AMA’s de Laje, Mutuípe, Cravolândia, São Miguel das Matas, Ubaíra, e Jiquiriçá, participaram das atividades de intercâmbio, uma das modalidades de capacitação adotadas neste projeto.
Os participantes puderam conhecer as formas de organização comunitária e associativa praticadas pelas famílias que integram Projeto Onça – Organização Núcleo de Comunidades Agrícolas, de Taperoá Bahia, bem como, trocaram conhecimentos e aprenderam algumas tecnologias ambientalmente sustentáveis que esses agricultores familiares vem aplicando em seus esforços de transição para a agroecologia. A coordenação estadual acompanhou a visita planejada pelas técnicas agropecuárias Maria José, e Veronice, responsáveis pela assessoria técnica aos jovens e mulheres AMA’s dos municípios situados no Vale do Jiquiriçá e que vem participando deste projeto. A experiência do Projeto Onça foi escolhida por se situar no mesmo bioma da Mata Atlântica, além de ter em sua composição demográfica, social, cultural e econômica várias semelhanças com as dos municípios do Vale do Jiquiriçá.
Após dois dias de visita ao Projeto Onça, os participantes deste intercâmbio se dirigiram à sede regional da Ceplac, em Ilhéus, onde foram recebidos pelo técnico agropecuário João Antônio Firmato de Almeida (Jafa), responsável pelo Núcleo de Agroecologia do Cenex – Centro de Extensão, para uma tarde de visita orientada às experiências que vêm sendo feitas, em caráter demonstrativo, pelo Centro de Compostagem.