16/12/2010 12:39
A FASE Bahia realizou em Salvador, nos dias 09 e 10/12, a IV Reunião Estadual de Planejamento, evento que contou com a presença e participação dos integrantes da Equipe Técnica; Coordenação Estadual; pessoal administrativo; e de educadores populares da FASE que também desenvolvem atividades com agricultores familiares e comunidades, alcançados pela intervenção educativa institucional. Os Articuladores Territoriais também estiveram presentes.
Conforme programação que você pode acessar clicando aqui, esta IV Reunião se concentrou na socialização e debate sobre o alcance de metas, nos 37 municípios e 122 comunidades trabalhadas pela FASE, na Bahia. O monitoramento das metas procura retratar os avanços construídos nesses 8 meses de atividades, bem como, alerta para eventuais correções de rumo naqueles casos em que se identifiquem problemas ou atrasos.
Cada integrante da Equipe Técnica apresentou um levantamento pormenorizado sobre as atividades realizadas nos municípios e comunidades sob sua responsabilidade direta. Verificou-se que o número de eventos de formação (Oficinas Modulares; Oficinas Temáticas; Laboratórios) encontra-se muito bem encaminhado, com o número de ações feitas dentro do que se programou. O conteúdo trabalhado nestas atividades formativas também está coerente com os objetivos pré definidos pela FASE, de contribuir na construção e socialização de conhecimentos que favoreçam a transição agroecológica, e o acesso a alternativas de comercialização centradas em políticas públicas e programas governamentais. Os 50 exemplares das 3 cartilhas “Entrando nos Mercados”; “Organizando Feiras”; e “Manejo de pragas e doenças”, cedidas pelo Projeto AFAM, do Ceará, vão subsidiar a Equipe Técnica na preparação do próximo ciclo de Oficinas Modulares.
O cronograma previsto para as visitas de assessoria técnica aos jovens e mulheres AMAs, bem como, a realização periódica de Reuniões de Monitoramento e Gestão; e as Visitas da Coordenação Estadual aos Municípios e Comunidades, vem sendo feitas em consonância com a agenda prevista no Plano de Trabalho. A atuação dos AMAs com as famílias que cada um acompanha em suas respectivas comunidades também foi monitorada e avaliada.
Os integrantes da Equipe Técnica apresentaram ainda, um primeiro levantamento sistematizando metas alcançadas em termos de acesso ao PRONAF; ao PAA e ao PNAE; ao Garantia Safra e a outros programas governamentais destinados à Agricultura Familiar. Verificou-se que praticamente em todos os 8 Territórios, foram alcançadas metas e resultados não previstos no Plano de Trabalho, principalmente através de parceiras com outras entidades; evitando-se assim a duplicação de esforços. Várias comunidades trabalhadas pela FASE tiveram acesso a bens e equipamentos como conjuntos de irrigação; poços; agroindústrias comunitárias; bem como, a oportunidades de capacitação pontuais disponibilizadas por várias entidades. Estas conquistas só foram possíveis por causa dos esforços de articulação feitos pela Equipe Técnica da FASE, com instâncias governamentais e outros atores presentes na região.
A parte final desta IV Reunião foi dedicada à elaboração da agenda para o 1º trimestre de 2011. A FASE Bahia comunicou a todos que já entregou à CAR, toda a documentação da prestação de contas relativa à execução da I Parcela, condicionante necessário à liberação dos recursos da III parcela. Infelizmente, até o dia 16/12/10, nem a CAR e nem o Governo da Bahia liberaram esses recursos, e não infromaram absolutamente nada à FASE sobre qual a data em que farão esta liberação.
A não liberação dos recursos devidos, compromete seriamente a continuidade dos trabalhos em 2011. Por isso, a FASE, juntamente com o FBAF – Fórum Baiano da Agricultura Familiar, estão empenhados em intensas negociações para que a CAR e o Governo da Bahia cumpram seus compromissos, e liberem os recursos previstos para a III Parcela, a fim de que os trabalhos possam continuar, sem interrupções.