16/02/2011 14:53
Jovens contam suas histórias de resistência
Vinte grupos de jovens – 10 do Rio Grande do Sul e 10 do Rio de Janeiro – relataram suas histórias no livro “Os 2 Rios: Um diálogo entre juventudes e projetos sociais”. Dez jovens destes grupos registraram também em vídeo suas “Histórias de protagonismo”.
Na noite de sexta, 11/02/2011, após a exibição do vídeo, jovens de todos os grupos do Rio de Janeiro que participaram da publicação e um do Rio Grande do Sul – Jackson Brum – subiram ao palco para um bate papo. Cada relato revelava a energia e esperança do trabalho coletivo, a consciência dos direitos desabrochando ou já mais desenvolvida, o aprendizado sobre o papel do estado. Estes testemunhos demonstram a força dos jovens, que frente às injustiças respondem com ações que transformam vidas, se contrapondo as comuns afirmativas sobre a apatia da juventude.
O 50º aniversário da FASE começa a ser celebrado no Rio, com sala cheia e predominantemente de jovens vindos de lugares que a imprensa tem falado muito nos últimos tempos apenas do ponto de vista da violência e que para a FASE e a FLD desempenham um papel de enorme importância.
Ao final, um apetitoso “comes e bebes” colocou todos os jovens e convidados em ambiente de troca descontraído.
A realização do projeto foi da Fundação Luterana de Diaconia (FLD RS), e contou com a participação da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE).
O lançamento do livro e vídeo contou com a parceria do Cinema Nosso que sediou o evento
No livro:
Rio de Janeiro
Arte em Conjunto, Arte Jovem Brasileira, Artefeito, Centro Cultural a História que Eu Conto, Cochicho na Coxia, Coletivo Anti-cinema, Griôt’s, Grupo Conexão G, Movimento Enraizados, Raízes em Movimento e Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional – FASE
Rio Grande do Sul
Boca de Rua, Bom Samaritano, CECA, Circulando, FERES, Instituto Lenon, Kasulo, Maria Mulher, Movimento de Consciência Negra Palmares, Trilha Cidadã e Fundação Luterana de Diaconia – FLD