04/04/2009 13:10
O STR de Ubaíra e várias associações comunitárias vêm lutando para que o maior número possível de famílias agricultoras tenha acesso permanente à água de boa qualidade para seu consumo doméstico, o que ainda não acontece, apesar de Ubaíra estar localizada no bioma da Mata Atlântica e não ser uma região atingida por secas cíclicas.
A FASE Bahia e os Agentes Multiplicadores de ATER (Assistência técnica e extensão rural) que atuam nas comunidades de Ubaíra, vêm participando dessas discussões sobre políticas públicas, inclusive estimulando as associações comunitárias a se juntarem com o STR para dar mais força a esta luta. Quanto mais esclarecidas e organizadas estiverem essas comunidades, maiores chances terão esses agricultores familiares de exercerem o controle social sobre políticas públicas que mais interessam à agricultura familiar. E ter acesso à água de boa qualidade, em caráter permanente, é um direito humano fundamental, além de se constituir em condição imprescindível para que famílias de agricultores possam continuar exercendo suas atividades produtivas.
Durante o evento realizado no STR de Ubaíra, as pessoas que participaram receberam explicações de representantes do Governo da Bahia que são responsáveis pelas políticas públicas relacionadas à água, e tiveram acesso a informações sobre uma iniciativa governamental denominada Programa “Água para Todos”.
Neste mesmo evento, a FASE Bahia e seus parceiros atuantes no Vale do Jiquiriçá, fizeram a entrega de materiais (kits) dos núcleos produtivos de fruticultura, destinados às AMAs Rose Sandra, da Comunidade de Palmeira e Maria de Fátima, da Comunidade de Estopa, ambas localizadas em Ubaíra. A foto ao lado mostra uma das AMA de Ubaíra recebendo materiais para núcleo produtivo.