30/10/2025 13:59

Água é direito e não mercadoria! 

O vídeo do projeto “Direito à Água em Duque de Caxias: construindo possibilidades para o acesso universal ao saneamento básico, para recuperação da qualidade ambiental e para o resgate da cidadania” apresenta uma ação colaborativa que reuniu conhecimentos populares, técnicos e acadêmicos na luta pelo acesso universal ao saneamento básico.

Entre 2023 e 2025, o projeto instalou 50 cisternas verticais para captação de água da chuva em Vila Alzira e Novo São Bento, em Duque de Caxias, construídas e instaladas por mulheres da própria comunidade. Além disso, foram capacitadas 12 Agentes de Desenvolvimento Territorial e envolveu a comunidade na defesa do direito à água.

Essa tecnologia social não apenas melhora o acesso à água, como também fortalece a organização popular e aumenta a participação das mulheres nos debates sobre saneamento, políticas públicas e mudanças climáticas.

Assista ao vídeo completo no Youtube e veja os resultados dessas instalações e ouvir depoimentos das pessoas que participaram dessas transformações: https://www.youtube.com/watch?v=0baLNt55BtI

Esta iniciativa faz parte do Caminho das Águas, que traz a atuação da FASE na luta pelas águas como direito e bem comum. No site Caminho das Águas, você tem acesso à Aquateca, nossa plataforma online colaborativa, que tem o objetivo de reunir conteúdos e potencializar o acesso à informação e produção de conhecimento sobre o debate das águas a partir de uma diversidade de perspectivas.

O vídeo é uma iniciativa do LEAU/FAU-UFRJ em parceria com a FASE Rio, Arquitetura Faz Bem e AMAC, com apoio da Fundação Tinker e recursos de emenda parlamentar do Deputado Marcelo Freixo.

*Esse projeto é possível graças ao apoio da Fundação Tinker.