30/06/2020 13:46

A FASE se solidariza com os familiares e amigos pelo falecimento de Jether Pereira Ramalho, aos 98 anos. Sociólogo, professor aposentado da UFRJ, militante ecumênico e ativo na luta e resistência contra a ditadura, Jether era muito conhecido no movimento ecumênico. 

Dentista por formação, Jether optou, no entanto, pelos estudos na Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS– UFRJ), onde se formou em Ciências Sociais.  Ele se dedicou às boas causas coletivas que visavam a busca pela justiça social, a reparação das desigualdades, o culto à tolerância religiosa. Da mesma forma, foi intenso o seu engajamento na luta pelo respeito à liberdade e na resistência ao autoritarismo político no Brasil e na América Latina.

A combinação entre o trabalho acadêmico e o exercício político fortaleceu as atividades às quais se dedicou na maior parte da sua vida, buscando permanentemente integração entre diferentes credos religiosos e entre diferentes igrejas em torno de uma ação pastoral ecumênica voltada para a transformação da realidade social. Nessa perspectiva tornou-se um dos principais articuladores do CEI (Centro Ecumênico de Informação), foi um dos fundadores do Centro Ecumênico de Documentação e Informação (CEDI),  presidiu o Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (CESEEP)  e realizou um importante trabalho como editor da Revista Tempo e Presença, voltada para o trabalho de base em comunidades religiosas, movimentos sociais, sindicatos e organizações políticas. 

Sempre presente nas ações sociais e políticas de sua época, o que caracterizou toda a vida de Jether foi sua presença nos acontecimentos e nas mudanças realizadas nas igrejas e na sociedade. Mas, acima de tudo, se destacou por ser o propagador de um otimismo e de uma seriedade de propósitos que sempre contagiaram  todos os seus projetos e amizades.