25/11/2011 18:34
O trabalho de assessoria técnica da FASE inclui visitas nas propriedades familiares de jovens e mulheres que atuam como AMAs e a programação e realização de momentos didáticos nas comunidades, denominados Oficinas Temáticas.
Elas podem ser planejadas especificamente para atender determinadas demandas identificadas coletivamente por agricultores que lá residem e podem também ser organizadas para complementar temas já trabalhados em outras instâncias do percurso formativo trilhado pelos AMAs. Podem ainda se constituir em espaços para reflexão coletiva sobre quais os melhores caminhos para enfrentar algum problema que esteja afetando a produção, a comercialização, o acesso a políticas públicas ou o exercício de direitos por parte das famílias agricultoras da comunidade. Estes são espaços privilegiados para a multiplicação de conhecimentos para as demais famílias da comunidade onde vivem e trabalham os AMAs. Elas potencializam o alcance das visitas de assessoria técnica.
Em novembro a Equipe Técnica da FASE está priorizando a realização de Oficinas Temáticas, como as realizadas na Comunidade Água Branca, município de Cravolândia, parte do Território do Vale do Jiquiriçá. Lá, a AMA e o técnico José Henrique Santos mobilizaram a comunidade. Resultado: vários agricultores familiares residentes nas proximidades compareceram para acompanhar as atividades.
As Oficinas Temáticas sempre procuram combinar um momento teórico, de debate e apropriação de conceitos, com uma parte prática onde os novos conhecimentos construídos são testados ou aplicados na realidade concreta da comunidade. De preferência, busca-se uma propriedade onde algum agricultor já esteja inovando com algum procedimento, com a incorporação das idéias e propostas trabalhadas pelos AMAs em seu percurso formativo. Entretanto, deve-se ter a preocupação de sermos flexíveis, pois às vezes um dia de intensas chuvas acaba por inviabilizar a parte de campo.
Na Oficina Temática realizada na Comunidade de Santo Antonio que fica no município de São Domingos, Território do Sisal, onde atua o técnico agropecuário da FASE, Francisco Carvalho, verificou-se uma situação que soma para o fortalecimento de parcerias que vêm sendo construídas pela FASE e por diversas outras entidades atuantes naquela região. Nesta Oficina, foram discutidos assuntos como transição agroecológica e políticas públicas, previamente escolhidos devido ao interesse manifestado pela comunidade local. A Coordenação Estadual da FASE esteve com o pedagogo Renner Oiticica, assim como Edvan Tavares que é o Articulador Territorial atuante no Sisal. Pelas entidades parceiras da FASE e que tem atuação em diversas outras iniciativas de fortalecimento da Agricultura Familiar na região, compareceram a técnica Mara, do projeto do MDA, chamada pública de ATER; e o estagiário Demócrito, do curso de Meio Ambiente que vem sendo feito em São Domingos.