21/10/2010 10:09

A iniciativa da FASE Bahia em planejar e realizar dezenas de Oficinas Temáticas nas comunidades onde moram e trabalham os jovens e mulheres agricultores familiares que atuam como AMAs vêm possibilitando a consolidação ou surgimento de parcerias.

Verifica-se que existem outras entidades atuando em iniciativas que procuram fortalecer a Agricultura Familiar, e que se podem conquistar avanços ainda maiores quando se evita a duplicação de esforços. A Equipe Técnica da FASE está sempre aberta e receptiva à celebração de parcerias que venham a beneficiar comunidades e agricultores familiares.

Um bom exemplo são as parcerias que vêm sendo construídas no Território do Sisal. Na Oficina Temática realizada na comunidade de Papagaio, no município de Valente, a Equipe Técnica da FASE, após consulta e debate com a própria comunidade, definiu que o tema a ser trabalhado seria horticultura. Para potencializar ainda mais esta Oficina Temática, planejou-se seu conteúdo de forma a ter um período dedicado aos aspectos de campo (instalação da horta; tratos culturais das várias espécies; condução conforme princípios agroecológicos), e outro período, dedicado à construção de conhecimentos sobre a utilização desses produtos na alimentação das famílias. Buscou-se parceria com a EBDA de Valente, onde trabalha a técnica Josicélia que assumiu a parte referente à “alimentação alternativa”, enquanto que o técnico agropecuário Francisco Oliveira, da FASE, ficou responsável pela parte relacionada à horta. Esta Oficina Temática contou ainda com a presença de Julivaldo Silva de Jesus, que é AMA na comunidade vizinha de Cipó de Leite.

Também foram feitas parcerias na Oficina Temática realizada na comunidade de Queimada do Curral que fica no município de Valente, onde se trabalhou o tema ovinocultura. As famílias presentes foram mobilizadas pelos AMAs Erisvaldo de Oliveira Santiago; e Ana Maria dos Santos. A FASE Bahia facilitou esta Oficina com Andréa Almeida, e Francisco Carvalho que integram a Equipe Técnica do Projeto AMAs II.

Outras duas entidades também presenciaram os trabalhos. A FATRES, através do técnico Ramon Santiago, e o IDR (Instituto do Desenvolvimento Regional do Sisal), através técnico Eduardo.

A atividade contou ainda com a presença da Articuladora Municipal do Projeto AMAs II em Valente que é a Antônia; e do presidente do STR, Claudionor.

Como a principal atividade praticada pelas famílias de agricultores desta comunidade é a ovinocultura, os assuntos trabalhados na oficina foram vermifugação; sarjamento de caroços (causados pela doença denominada linfadenite caseosa que é a doença mais frequente da região); preparação e produção de reserva alimentar para os animais na época da estiagem; escolha de bons animais na hora em que for comprar; comercialização.

A Oficina propiciou também aprendizado prático, feito nas propriedades de dois ovinocultores, o Sr. Ermínio Sena; e o Sr. Roque Firmínio. Os participantes puderam experimentar procedimentos de vermifugação em mais de 40 ovinos, além de analisarem o contexto em que essas ovelhas são manejadas naquela comunidade.