07/06/2010 23:06
Um dos pilares da intervenção educativa da FASE, através do Projeto AMAs II é a construção coletiva de conhecimentos. Existe um percurso formativo a ser trilhado pelos jovens e pelas mulheres que atuam como AMAs em suas respectivas comunidades que prevê a realização das Oficinas Modulares (clique aqui para conhecer), como a que aconteceu no Território de Vitória da Conquista e no Vale do Jiquiriçá entre outras.
A FASE incluiu também outra etapa neste processo de construção dos conhecimentos a ser trilhado pelos jovens e mulheres AMAs que são as Oficinas Temáticas. São eventos de um dia de duração, planejados para acontecerem nas próprias comunidades onde residem e trabalham os AMAs, de maneira a também permitir a participação das outras famílias da comunidade que são alcançadas pelo projeto. As Oficinas Temáticas têm seus conteúdos definidos de maneira participativa, buscando integrar a parte teórica trabalhada nas Oficinas Modulares, com esclarecimentos mais detalhados de problemas ou demandas surgidas quando das visitas de assessoria técnica feitas pela FASE às propriedades dos AMAs. As Oficinas Modulares procuram também trabalhar, de maneira mais aprofundada e adaptada ao contexto das comunidades, questões identificadas no diagnóstico de levantamento da situação dos Núcleos Produtivos.
Nos quadros abaixo, se pode ver um exemplo de como as Oficinas temáticas vêm sendo preparadas pela FASE. Neste caso concreto, trata-se de iniciativa do técnico Maciel Barbosa que atua nos Territórios do Médio Rio de Contas (Ibirapitanga) e no Baixo Sul (Teolândia). Os temas escolhidos dizem respeito à modalidade de Núcleos Produtivos existentes nessas comunidades, e maiores esclarecimentos sobre PAA – Programa de Aquisição de Alimentos estão relacionados ao interesse dessas famílias em acessar políticas públicas que ampliem suas alternativas de comercialização.