06/02/2012 13:07
Os meses iniciais de 2012 trouxeram forte intensificação nas atividades relativas à formação e assessoria técnica realizadas pela FASE em 37 municípios. Ações coletivas – como as Oficinas Temáticas, ou “Dias de Campo” – permitiram que a presença do técnico da propriedade familiar do AMA fosse ampliada para a comunidade como um todo.
A proposta é que os conteúdos sejam desenvolvidos de acordo com as demandas específicas de cada local, formuladas pelos agricultores familiares, em constante diálogo com os integrantes da Equipe Técnica, da Coordenação Estadual e dos Articuladores Territoriais. No caso do percurso formativo trilhado pelos jovens e mulheres que atuam como AMAs, são planejadas e realizadas Oficinas Modulares, Laboratórios e Oficinas Temáticas. As atividades de formação também mantém elevada sintonia com as visitas de assessoria técnica, que procuram ampliar o processo de multiplicação de conhecimentos, feitos pelos jovens e mulheres AMAs, com outras famílias da comunidade.
Em Alagoinhas e Sisal, debate sobre os problemas das monocultoras
Em novembro, a FASE organizou e realizou a Oficina Modular em Alagoinhas, cidade no Território do Litoral Norte. O enfoque principal foi o Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF), que busca oferecer condições aos trabalhadores rurais sem terra – ou com pouca terra – para que possam comprar um imóvel rural por meio de um financiamento. Mas sempre é preciso entender o contexto que se esconde na realidade, caracterizada pela existência simultânea de minifúndios e elevada concentração de terras nas mãos de empresas monocultoras de eucalipto.
Os trabalhos foram conduzidos pelo engenheiro agrônomo Wecslei Ferraz, da coordenação estadual, e pelos técnicos Flávio Trindade e Cláudia Potira. O assunto também foi tema na região do Sisal, onde foi realizada uma Oficina Temática na comunidade de Morro Branco, município de São Domingos.
Políticas públicas e programas governamentais: temas muito solicitados
Políticas públicas e programas governamentais que valorizem o pequeno agricultor, como o PNCF, continuam a ser temas muito solicitados nas Oficinas Temáticas. Em Riachão do Pereira, município de Catu, no Litoral Norte, os temas trabalhados foram os próprios PNCF, Bloco de Notas do Produtor Rural e o PRONAF – muito embora a FASE não apóie institucional e incondicionalmente o PNCF, já que defendemos a reforma agrária a partir da desapropriação de terras improdutivas.
Entretanto, como o Governo Federal e o da Bahia abandonaram as ações que efetivem a reforma agrária, acabam por aflorar demandas urgentes para ampliar as possibilidades de acesso à terra para famílias que já estão trabalhando como agricultoras em áreas reduzidas (minifúndios). É dessa situação que o interesse pelo PNCF surge como última alternativa para evitar o êxodo rural.
Em Velinhas, reflexão sobre práticas e experimentações de clonagem
Em dezembro de 2011, o técnico José Henrique, responsável pelos trabalhos da FASE em Ubaíra, Cravolândia e Jiquiriçá realizou Oficina Temática na comunidade das Velinhas, em Jiquiriçá, destinada à construção de conhecimentos e experimentação prática sobre clonagem em cacaueiros. Na oportunidade, agricultores familiares debateram o material educativo relacionado à Campanha Nacional contra os Agrotóxicos e Pela Vida.
Nos últimos meses, novos trabalhos
Na região do Sisal, por exemplo, o técnico Francisco de Oliveira fez demonstrações de manejo sanitário com caprinos. A demonstração foi feita na propriedade da AMA Edeuzuita, na comunidade de Boa Esperança, município de São Domingos, e na área da AMA Valdenice.
Entre as diversas Oficinas Temáticas dos últimos meses, vale destacar a iniciativa feita no Sisal, em parceria com o projeto Brauna, também na comunidade de Boa Esperança. Lá, foram desenvolvidas e apresentadas alternativas de manejo animal, além da construção de conhecimentos sobre a formulação do sal mineral caseiro, iodo e anti-tóxico. Os agricultores presentes tiveram grande curiosidade em observar todas as técnicas e processos para, posteriormente, adaptar os novos conhecimentos a suas propriedades e criações.