07/12/2011 18:26
Em novembro, seguimos com o trabalho de assessoria técnica e realizamos o planejamento e oficinas temáticas nos oito territórios onde a FASE Bahia está presente.
A técnica agropecuária Rosinéia Silva Mota, responsável pela assessoria nas comunidades dos municípios de Ichú , Conceição do Coité e Candeal e os jovens e mulheres AMAs por ela assessorados definiram, juntos, os conteúdos da Oficina Temática realizada na comunidade de Umbuzeiro, município de Ichú, região Sisal.
Nesta comunidade, AMA Alaíde Maria fez todo o trabalho de consulta às famílias para definir os temas a serem trabalhados. A atuação dela implica também na realização periódica de visitas às famílias de agricultores da comunidade. É graças a este acompanhamento, feito pelos jovens e mulheres AMAs, que conhecimentos e informações são multiplicados.
A Oficina Temática realizada pela FASE Bahia em Umbuzeiro foi importante ainda por reforçar o controle social exercido pelas entidades parceiras da FASE neste projeto, uma vez que contou com a presença e participação da articuladora municipal, Maria Margarida e da presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ichu, Cristiana de Brito. Como já vem se constituindo em tradição no Sisal, esta atividade da FASE contou com a parceria do técnico da chamada pública protagonizada pela FATRES, Paulo Freitas.
Neste mesmo mês de novembro, a técnica Rosinéia Mota organizou e realizou uma Oficina Modular, em Conceição do Coité, onde esteve presente Renner Oiticica, integrante da coordenação estadual do Projeto AMAs II.
Já técnico agropecuário Francisco Carvalho Oliveira, responsável pela assessoria técnica da FASE nos municípios de Valente e São Domingos organizou Oficina Temática na comunidade de Santo Antonio, município de São Domingos; onde se abordaram os temas da transição agroecológia e acesso a políticas públicas.
Outra Oficina Temática foi feita no dia 12 na Comunidade do Cipó de Leite, município de Valente, onde trabalhamos conteúdos relacionados à horticultura. Em função de uma demanda específica da comunidade e da União das Associações Comunitárias (UAC), a FASE trabalhou também a construção coletiva de conhecimentos relacionados ao fortalecimento do associativismo e do cooperativismo.
Por sua vez, a técnica agropecuária Andréa Almeida, responsável pela assessoria técnica da FASE nas comunidades dos municípios de Serrinha e de Araci realizou a Oficina Temática na Comunidade de Araçás, em Araci, onde a FASE e seus parceiros da FETRAF Bahia cada vez mais investem na construção da Segurança Alimentar e Nutricional das famílias agricultoras. A assessoria técnica da FASE incentiva as famílias acompanhadas diretamente e as demais famílias que recebem as visitas periódicas dos jovens e mulheres que atuam como AMAs, a produzirem seu próprio alimento, adotando crescentemente princípios agroecológicos. Tais princípios favorecem a sustentabilidade e a convivência com o bioma. Exemplo disso foi a concentração dos conteúdos desta Oficina Temática na instalação e manutenção de horta verão que é uma modalidade adaptada às condições reinantes de estiagem.
Oficinas Temáticas também foram realizadas no Vale do Jiquiriçá, onde o técnico agropecuário da FASE José Henrique Ramos Santos, responsável pela assessoria técnica nas comunidades dos municípios de Ubaíra, Cravolândia e Jiquiriçá, organizou atividade realizada na Comunidade da Patioba, em Ubaíra que contou com a participação de 21 pessoas.