15/09/2006 10:57
A edição 2006 da campanha Olho no Seu Voto é um sucesso. Realizada em anos eleitorais desde as eleições municipais de 2000, a campanha tem, nesta sua quarta edição, o maior volume de retorno de militantes individuais e entidades parceiras. É o que conta o diretor da FASE Orlando Junior, que é também integrante do Fórum Nacional de Reforma Urbana (FNRU), responsável pela campanha.
“É possível afirmar que é a maior e melhor campanha que já fizemos. Ainda é cedo para falar em números, mas em termos de material produzido, são 45 mil folderes distribuídos e 20 mil adesivos. O FNRU da Amazônia Ocidental produziu uma camiseta da campanha. Houve atividades de debate em São Paulo. Fizemos o lançamento da campanha em dez cidades de sete estados diferentes, atingindo diretamente mais de dez mil pessoas”, diz o diretor da FASE.
Estes são alguns dos indícios de que a Olho no Seu Voto 2006 é um sucesso. Orlando Junior acredita que o interesse crescente da sociedade pelos temas da campanha deva-se ao contexto de crise do sistema de democracia representativa tradicional. “Acho que no contexto de crise política que a gente está vivendo, abrem-se mais oportunidades para alternativas desde a sociedade para a politização do voto e da questão da representação política”, diz ele.
Um importante apoio desta edição da campanha é o universo das rádios comunitárias. “O programa da campanha, feito com a ONG de assessoria a rádios comunitárias Criar Brasil e a Agência Informativa Pulsar Brasil está disponível no site do FNRU. Isso vai possibilitar que a campanha chegue ainda em outros lugares”, afirma.