Ana Vitória Batista

Na manhã desse sábado (30), no X Fórum Social Pan-Amazônico, as políticas de NetZero estiveram em pauta em atividade. O debate “NetCero – Falsas soluciones, ganadería industrial y crisis climática: ruta de acción para NDC ambiciosas”, foi conduzido por Liza Gaitán, da Cambium (Colômbia), Milena Bernal, da Global Forest Coalition, e Maureen Santos, da FASE.

Foto: João Paulo Guimarães

Durante dinâmica para saber o que os participantes pensavam sobre os conceitos relacionados à temática ali discutida – falsas soluções, Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC, na sigla em inglês), mitigação, Acordo de Paris e o próprio Net Zero – Seginaldo Viana, da comunidade Soledade, PAE Lago Grande, disse que não conhecia o conceito de NDC, mas que precisa se informar.

Em seguida, as palestrantes distribuíram materiais educativos sobre os termos e foram expostos dois casos concretos de falsas soluções na Argentina e no México. No entanto, os destaques do debate foram momentos de fala dos participantes. Para Moysés Ferreira Dias, educador da FASE, “a mitigação é  tentativa de esconder os problemas causados por grandes empreendimentos”.

Ao final, Liza convidou os participantes a acessar e contribuir para a construção da plataforma digital que visa o intercâmbio de experiências entre povos da América Latina. A iniciativa, que partiu da Cambium. “A plataforma é um meio de nos informar e compartilhar sobre essas propostas, seja geral ou local”.