16/01/2010 21:51

Povos unidos para o 5º Fórum Social Pan-Amazônico
Entre os dia 18 e 20 de novembro, reuniu-se na cidade paraense de Santarém o Conselho do Fórum Social Pan-Amazônico. O objetivo destes dias de trabalho era o de organizar a caminhada rumo ao 5º Fórum Social Pan-Amazônico, que acontecerá nesta mesma cidade em novembro de 2010. Publicamos aqui a carta produzida pelos participantes deste encontro.

Diante do descalabro promovido pelo “desenvolvimento” no bioma amazônico, diante dos riscos de escala mundial implicados pela agressão constante e feroz à floresta, aos rios, à biodiversidade e às populações da Amazônia, a luta pela defesa de sua gloriosa natureza se fortalece.

Não estão neste processo apenas brasileiros, e sim também todos os e as que participam da grande Amazônia, a Pan-Amazônia. Participam do FSPA os povos do Peru, do Equador, da Bolívia, da Colômbia, da Venezuela, do Suriname, da Guiana e da Guiana ainda colonizada pela França.

Organizar mais esta edição do Fórum Social Pan-Amazônico é um compromisso da Fase Amazônia e todas as outras organizações e os povos amazônicos com a manutenção da vida na região. Leia a carta e saiba o que está em pauta nas discussões do 5º FSPA.

RUMO AO V FÓRUM SOCIAL PAN-AMAZÔNICO (25 a 29/11/2010)

Atendendo mais uma vez ao chamado da Mãe Terra, nós, povos das florestas, dos lavrados, dos rios, das cidades, dos quilombos, dos afro-descendentes, dos povos indígenas e camponeses e das organizações e movimentos sociais panamazônicos do Brasil, Peru, Estado Plurinacional de Equador, Estado Plurinacional de Bolívia, Colômbia, República Bolivariana da Venezuela, República Cooperativa da Guiana, Suriname e Guiana, estamos novamente reunidos para defendê-la, mostrando nossa força, coragem e determinação.

No mundo inteiro o capitalismo polui o ar com centenas de produtos tóxicos, degradando o clima a níveis insuportáveis; transforma o corpo e a força de trabalho de homens e mulheres em meras mercadorias; explora e acaba com a vida e os sonhos de crianças e jovens. Na região Panamazônica, este projeto está exemplificado pela exploração mineral de extensas áreas, deixando como resultado a destruição do solo e o aumento da pobreza e da violência; pelo barramento dos rios para a construção de gigantescas hidrelétricas e hidrovias, expulsando indígenas e ribeirinhos de suas terras ancestrais e incrementando o enriquecimento de empreiteiras e empresas eletro-intensivas, nacionais e transnacionais; pelo desenvolvimento do agronegócio, expropriando milhares de camponeses e camponesas, comunidades quilombolas, impedindo a soberania e segurança alimentar da população e ampliando a acumulação dos latifundiários. Além disso, sofremos as ameaças do imperialismo norte-americano e a presença anacrônica do colonialismo francês na Guiana, que constroem bases militares e enviam tropas estrangeiras para a nossa região.

Hoje, sentindo a reação cada vez maior das lutadoras e lutadores, guerreiras e guerreiros, ao projeto de eliminação da natureza e dos seres humanos, os capitalistas adotaram a estratégia covarde de punir os protestos sociais e a todos aqueles e aquelas que ousam se posicionar contra este projeto. Para isso, utilizam seus veículos de comunicação para criminalizar as organizações, movimentos sociais, populações indígenas e defensores e defensoras dos direitos humanos, tendo como aliados amplos setores do judiciário, do legislativo e dos governos.

Para fazer frente a essa realidade ameaçadora, chamamos todos os povos da Pan-Amazônia a construírem o V Fórum Social Pan-Amazônico, que será realizado em novembro de 2010, em Santarém, na Amazônia brasileira. O V FSPA deverá ser fruto de um processo que inclui os Encontros Sem Fronteiras (ESF), Encontros Regionais (ER), Encontro das Populações Atingidas pelas Barragens; Encontro de Mulheres panamazônicas; jornadas de lutas e mobilizações. Nele expressaremos nossa firme vontade de defender a Mãe Terra e nossos territórios. Reivindicaremos o poder para os povos da Pan-Amazônia, celebrando alianças e afirmando a força de nossas múltiplas culturas. Ao mesmo tempo, discutiremos plataformas de luta, planos de mobilização e alternativas anticapitalistas, nas quais os estados plurinacionais e o “Buen Vivir” são um bom exemplo.

A Mãe Terra está chamando todos a construir o V FSPA.

VIVA A RESISTÊNCIA PAN-AMAZÔNICA – VIVA O V FSPA

Santarém/Brasil, 20 de novembro de 2009
Conselho Internacional do Fórum Social Pan-Amazônico