26/04/2010 23:48

A FASE Bahia acaba de realizar o I Encontro Estadual de Planejamento do Projeto AMAs – Ano II, nos dias 13 a 15 de abril, em Salvador. Este evento reuniu 30 pessoas entre integrantes da equipe técnica, profissionais da coordenação estadual do projeto, e, do quadro permanente da FASE, educadores populares e pessoal administrativo.

A realização deste tipo de evento é fundamental para viabilizar a operacionalização das atividades, uma vez que a grande maioria das pessoas envolvidas nesta segunda etapa do Projeto AMAs não se conhecia antes, apesar de todas estarem participando, em graus variados, de experiências relacionadas ao universo da agricultura familiar da Bahia. Outro aspecto importante é a possibilidade de reunir todas essas pessoas em um único lugar, pois as distâncias entre os 37 municípios são enormes e é praticamente impossível que esses profissionais venham a se encontrar, rotineiramente, durante os meses de operacionalização do projeto.

A equipe técnica será composta por 16 técnicos e técnicas agropecuários, responsáveis pela assessoria direta aos 244 AMAs – Agentes Multiplicadores de ATER –, e indiretamente às 3.904 famílias alcançadas pela intervenção da FASE. A maioria é de jovens filhos e filhas de agricultores, muitos deles egressos de Escolas Família Agrícola ( EFAs). Essas 16 pessoas vão ficar morando e trabalhando nos 8 territórios de identidade onde se situam os 37 municípios que estão incluídos nesta segunda etapa do Projeto AMAs.

Três profissionais de nível superior integram a coordenação estadual do projeto e estarão sediados em Salvador, no escritório da Fase Bahia. Trata-se de uma pedagoga; uma administradora, e de um engenheiro agrônomo. A eles se somam uma pessoa encarregada da coordenação geral, educadores populares, e pessoal administrativo do quadro permanente da Fase Bahia. E a administração do Projeto AMAs – Ano II, formada por duas mulheres, também participou deste primeiro encontro de planejamento.

A Fase vem selecionando essas pessoas desde o início do ano, procurando incorporar profissionais que já trabalharam no primeiro ano do projeto; ouvindo críticas e sugestões de entidades sindicais e associativas parceiras da iniciativa, e procurando promover a maior sociodiversidade possível da equipe.

Também estiveram presentes as 8 pessoas que vão exercer a função de articuladores territoriais. Tratam-se de ativistas ou de dirigentes sindicais e comunitários, com a responsabilidade de animar a participação das entidades e organizações locais nas diversas ações do projeto. Como primeira tarefa desta segunda etapa, os articuladores territoriais já estão procedendo ao levantamento de informações sobre fornecedores, orçamentos e custos de transporte, alimentação e hospedagem para as próximas atividades, bem como organizando visitas de apresentação dos novos técnicos e de integrantes da coordenação estadual às entidades parceiras da Fase, nos 37 municípios.

Após o primeiro dia dedicado às formalidades legais de admissão e registro, as 30 pessoas se dedicaram ao cumprimento da agenda de trabalhos proposta pela FASE Bahia. Dúvidas foram levantadas e esclarecimentos foram feitos sobre procedimentos administrativos e financeiros e sobre os princípios metodológicos e concepções que orientam a Fase na proposição e realização deste Projeto. Além disso, os participantes puderam conhecer e exercitar a utilização das seguintes ferramentas de planejamento e controle adotadas pela Fase neste projeto: PAM – Plano de Atividades Mensal; MQ – Mapa de Quilometragem e RMA – Relatório Mensal de Atividades.
O evento foi também um espaço para a construção de conhecimentos e troca de experiências de metodologias participativas que inspiram esta intervenção educativa da Fase. Todos os materiais didáticos utilizados serão re-trabalhados pela equipe técnica e pela coordenação estadual, nos diferentes tipos de atividades previstas pelo plano de trabalho deste projeto.

Ao término deste primeiro encontro, as pessoas que participaram retornaram a seus territórios e municípios encaminhamentos e agenda para os próximos 3 meses de atividade. A Fase Bahia vai colocar notícias sobre a execução de suas atividades no Projeto AMAs – Ano II, periodicamente, e gostaria de receber críticas, idéias e sugestões de quem também se interessa por alternativas de política pública de ATER, baseadas na inclusão social de jovens e mulheres; no fortalecimento do sujeito coletivo Agricultura Familiar; e na construção de conhecimentos em agroecologia.